MUNDO

Espaço cultural Al Janiah oferece curso online gratuito sobre a questão Palestina

Evento vai acontecer nos dias 21, 22, 29 de maio e 5 de junho por meio de vídeo chamada

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Especialistas explicam fatores históricos e políticos que levam ao contexto atual do conflito Israel-Palestina - Foto: Abbas Momani | AFP

O espaço cultural Al Janiah vai realizar um curso online sobre a questão da Palestina nos dias 21, 22, 29 de maio e 5 de junho. O curso aberto e gratuito será feito via zoom e terá certificado. Para fazer a inscrição, os interessados devem acessar o link: bit.ly/cursopalestina.

As atividades começam no dia 21 de maio, às 19h30, com a aula inaugural sobre colonialismo com Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

:: Leia também: A Palestina é aqui ::

De acordo com o professor Reginaldo Nasser, que coordena o curso, as aulas terão uma hora de duração e serão conduzidas ao vivo pelos docentes do curso. Serão 30 minutos para abordar os conteúdos das aulas e 30 minutos abertos para perguntas do público. Depois disso, elas ficarão à disposição para consulta.

“Em conversa com alunos e com conhecidos, percebemos que há ainda muito desconhecimento em relação à questão palestina e que, volta e meia, quando aparece algum fato que chama atenção da mídia, há um conflito de narrativas muito forte. Então, nós entendemos que seria interessante fazer essas aulas”, explica em entrevista ao Brasil de Fato.

:: EUA bloqueiam pela 3ª vez declaração da ONU contra ataques de Israel a Gaza ::

Segundo ele, é preciso que assuntos como esse sejam debatidos pelo fato de que questões internacionais também devem ser discutidas pela população de uma forma geral e não só pelos governos e autoridades.

“Há uma solidariedade internacional muito grande em relação à Palestina. Se os governos, na sua grande maioria, apoiam Israel, a população, na sua grande maioria, no mundo, apoia a Palestina”, afirma.

De acordo com o professor, uma das formas de ajudar é contribuindo com os refugiados que moram no Brasil. 

Confira a programação do curso:


21/5, às 19h30: Aula Inaugural sobre Colonialismo com Reginaldo Nasser
22/5, às 9h30: Origem do processo colonial sionista
22/5, às 11h30: Da ocupação de 1967 ao processo de paz dos anos 1990
29/5, às 9h30: Desmistificação da narrativa sionista
29/5, às 11h30: A Palestina hoje: Cisjordânia, Jerusalém, Gaza e palestinos em Israel
5/6, às 9h30: As diferentes estratégias de resistência
5/6, às 11h30: A identidade palestina na atualidade

 

Edição: Leandro Melito