Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

CPI da Pandemia

Renan Calheiros acusa Pazuello de ter mentido 14 vezes durante a CPI da Pandemia

Ex-ministro defende Bolsonaro: “Ele fala de improviso, de pronto... Algumas coisas precisam ser corrigidas depois”

20.maio.2021 às 18h13
São Paulo (SP)
Igor Carvalho

Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello chega ao Senado para depor na Cpi da Covid - Edilson Rodrigues/Agência Senado

Após mais nove horas de interrogatório, acabou o segundo dia de depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à CPI da Pandemia. Durante a sessão, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o senador Renan Calheiros (MDB-AL), requereu que uma equipe de checagem seja contratada pelo Senado para garantir que os depoentes se comprometam com a verdade.

“Tivemos uma primeira amostragem dessas contradições, inverdades e omissões. O depoente (Pazuello) em 14 oportunidades mentiu flagrantemente e ousou negar suas declarações. É a negação do negacionismo. Deve ser uma nova cepa. Negar tudo o que está posto, que a sociedade conhece, acompanha e se indigna, é tripudiar da CPI, imaginar que palavras são jogadas ao vento. Precisamos que se respeite essa comissão”, pediu Calheiros.

:: Na CPI, Pazuello dá declarações contrárias às de Mandetta e Teich e protege Bolsonaro ::

À CPI, Pazuello afirmou que o governo federal não entregou remédios sem comprovação científica às populações indígenas. “Nós não distribuímos nenhum ‘kit covid' para nenhum DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena). Pelo contrário, a gente fez outras medidas", afirmou o ex-ministro.

No entanto, um documento emitido pelo DSEI de Vilhena (RO), no dia 15 de fevereiro de 2021, explicava que o governo federal distribuiu ivermectina “para a população maior de dez anos” e “kit covid para todos os indígenas que apresentaram sintomas.”

Outra contradição diz respeito ao caos no sistema de saúde no Amazonas. Na CPI, Pazuello afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretendia intervir e enviar ajuda ao estado nortista, mas que recuou após a recusa do governador Wilson Miranda Lima (PSC).

Leia Mais.: Senador compara Pazuello ao nazista Adolf Eichmann, enforcado em 1962 em Israel

Em nota, divulgada nesta quinta-feira (20), o governo do Amazonas afirmou que “nunca recusou qualquer tipo de ajuda” de Bolsonaro.

“Sempre pedimos a colaboração federal para auxiliar no combate à pandemia. Esse apoio foi ampliado com a instalação do Comitê de Resposta Rápida, formado por representantes do Governo do Estado, Governo Federal e Prefeitura de Manaus, para enfrentar a crise que se agravou no Amazonas no início de janeiro de 2021”, disse a nota.

"Ele fala de improviso"

Constrangido, Pazuello manifestou arrependimento por não usar máscara em um shopping center de Manaus. “O que acredito que causou isso tudo é a compreensão de que hoje sou uma pessoa conhecida, virei um homem público, e mesmo naqueles 8 metros fui fotografado. Peço desculpas.”, disse o ex-ministro.

Sobre a negociação de vacinas com o consórcio Covax Facility – o Brasil demorou para entrar no consórcio internacional –, Pazuello primeiro afirmou que o processo ficou sob responsabilidade da Casa Civil. Em seguida, pressionado pelos senadores, recuou e afirmou que participou da decisão e das reuniões, “junto a um colegiado”.

Por fim, o ex-ministro reconheceu que Bolsonaro se equivoca em manifestações públicas sobre a pandemia: “Não podemos esconder o sol com a peneira. Ele fala de improviso, de pronto, como ele pensa. E algumas coisas precisam ser corrigidas depois, precisam ser reconversadas.”

Editado por: Rebeca Cavalcante
Tags: pazuello
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEPOIMENTOS

Na presença de Bolsonaro, Mauro Cid confirma detalhes do plano de golpe a Alexandre de Moraes 

COMUNICAÇÃO CULTURAL

Projeto oferece formação gratuita em rádio para jovens das periferias da zona norte do Recife (PE); inscreva-se

Moradia digna

Déficit habitacional em Fortaleza atinge 82 mil famílias

MOBILIZAÇÃO

Ato pelo fim da escala 6×1 sem corte de salários mobiliza sindicatos e movimentos sociais na Paraíba, nos dias 10 e 11 de junho

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.