Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

EDUCAÇÃO

Após retomada de aulas em BH, 40 trabalhadores foram infectados e duas faleceram

Professoras da rede municipal completam quase um mês de greve sanitária. Sind-REDE reivindica vacinação

21.maio.2021 às 11h17
Belo Horizonte
Larissa Costa

Ato do sindicato em fevereiro deste ano já pedia vacinação como medida prioritária para volta às aulas presenciais - Foto: Comunicação Sind-REDE

Há quase um mês, trabalhadoras da educação infantil de Belo Horizonte estão em greve sanitária contra a abertura das escolas municipais em meio ao agravamento da pandemia de covid-19. Levantamento do Sindicato dos trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE), aponta que desde o dia 26 de abril, quando foram retomadas as aulas presenciais e deflagrada a greve, 40 funcionários foram infectados e duas trabalhadoras faleceram.

O levantamento levou em consideração apenas casos testados e confirmados por algum diretor da entidade. O sindicato avalia que o número pode ser muito maior, em especial entre os terceirizados que não possuem convênio médico. Publicamos o detalhamento de casos por escola ao final desta matéria.

Professoras querem vacinação

Soma-se à preocupação dos professores e professoras a situação hospitalar da capital mineira. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a ocupação de leitos UTI em Belo Horizonte está em alerta vermelho, atingindo quase 80%.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A greve, segundo Vanessa Portugal, da direção do Sind-REDE, tem uma adesão de 20% da categoria, número que afeta aproximadamente 40% das escolas municipais. Segundo Vanessa, apenas 25% dos estudantes convocados ao estudo presencial – todas as crianças de 4 e 5 anos, e de 3 anos em algumas unidades –, estão frequentando as escolas.

Isso porque as famílias ainda estariam inseguras em relação ao contexto da pandemia, à estrutura das escolas e capacidade de manter medidas de prevenção ao vírus.

“A prefeitura não consegue cumprir com os próprios protocolos na organização das escolas. Uma das questões, que para nós é mais gritante, são os trabalhadores que estão atuando presencialmente. Eles passam por diversos agrupamentos de crianças, que a prefeitura chama de bolhas, que evitariam o contato entre elas. O problema é que o adulto circula entre essas bolhas, ou seja, o adulto é o maior veiculador do vírus”, afirma a sindicalista.

Até o momento, segundo Vanessa, a prefeitura não se dispôs ao diálogo com a categoria e não fez propostas de negociação. Em nota ao Brasil de Fato MG, a prefeitura afirma que “o diálogo com o sindicato é permanente, com agendas bimestrais, mensais e até semanais, conforme a pauta dos servidores” e ainda diz que somente uma unidade escolar está com atividades paralisadas por causa da greve.

Outros problemas

Uma vistoria realizada pelo Sind-REDE mapeou que em mais de 50% delas não houve readequação de espaço, de modo que seja possível a manutenção do distanciamento entre as crianças. Entre 20% a 30% das unidades, segundo o sindicato, há obras que estão sendo executadas concomitantemente à realização das aulas.

Além do aumento da circulação de pessoas, incluindo os trabalhadores da construção civil, a poeira também é algo preocupante. “Isso aumenta a possibilidade de que crianças sejam acometidas por problemas respiratórios, que mesmo que não seja covid, levam a uma pressão sobre o sistema de saúde”, aponta Vanessa.

Famílias estão inseguras em relação à estrutura das escolas e capacidade de manter medidas de prevenção

 A rede municipal de educação de Belo Horizonte conta com 323 escolas, sendo 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 178 Escolas Municipais de Ensino Fundamental. São 168.983 estudantes atendidos. O município também conta com 207 creches da rede conveniada, que atendem 26.507 crianças.

A Prefeitura de BH informa, em nota, que para o “retorno seguro, foram adquiridos para todos os alunos e professores os equipamentos de segurança sanitária, provisionados os insumos de higienização, treinados os funcionários de limpeza e realizadas as adequações espaciais necessárias, para que todas as medidas sanitárias sejam garantidas. Os profissionais estão nas escolas com horário reduzido a três dias na semana e com jornada de 4 horas”.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

“O que a gente espera é que a situação se resolva ou pela vacinação, ou pelo controle da pandemia. Então, a greve continua até que isso aconteça”, reforça Vanessa. A PBH também afirmou ao Brasil de Fato MG que está sendo feito o cadastro de todos os profissionais da educação para a vacinação e que Secretaria Municipal de Saúde segue o Plano Nacional de Imunização.

Trabalhadores com confirmação de Covid-19 por escola

(Levantamento realizado pelo Sind-REDE de 26 de abril de 2021 a 20 de maio de 2021)

EMEI Mantiqueira: 6 casos confirmados

EMEI Marta Nair: 3 casos confirmados

EMEI Pilar Olhos D’agua: 1 caso confirmado

EMEI Betinho: 4 casos confirmados

EMEI Piratininga: 3 casos confirmados

EMEI Jardim Leblon: 1 caso confirmado

EMEI Granja de Freitas: 1 caso confirmado

Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso: 1 caso confirmado

EMEI Jatoba IV: 2 casos confirmado

EM Edgar da Mata: 1 caso confirmado

EM Hilda Rabelo: 1 caso confirmado

EM União Comunitária: 1 caso confirmado

EMEI Serra Verde: 1 caso confirmado

EM Modesta Cravo: 3 casos

EM Marlene Rancante: 1 caso confirmado, 1 morte confirmada

EMEI Solar Rubi: 1 caso confirmado

EM Lidia Angelica: 1 caso confirmado

EMEI Castelo: 1 caso confirmado

EMEI 1° de Maio: 1 caso confirmado

EMEI São Gabriel: 1 caso confirmado

EMEI Santa Rosa: 1 caso confirmado

EMEI Navegantes: 1 caso confirmado

EMEI Capivari: 1 caso confirmado

EMEI Jardim Comerciários: 2 casos confirmados

Editado por: Rafaella Dotta
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEVASTAÇÃO

‘Dia e noite’ aguardando fogo, diz brigadista de Corumbá (MS), município mais incendiado do Brasil nos últimos 40 anos

Coincidência?

Municípios campeões em queimadas concentram maiores rebanhos de gado do Brasil

ACABOU

Tentativa de conciliação sobre marco temporal no STF é encerrada com resultado incerto

Irã-EUA

Partido Comunista de Cuba convoca forças de esquerda para defenderem a paz contra governo ‘fascista’ dos Estados Unidos

INFILTRADOS

‘Ultradireita parou de atacar democracia só pelo tanque de guerra’, diz ex-ministro e integrante da ONU

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.