Ato pró-Bolsonaro

Repórter da CNN é expulso de ato no Rio, e vereador bolsonarista comemora; veja vídeo

Imagens mostram jornalista Pedro Duran sendo atacado por manifestantes, que gritam “vagabundo”, “lixo” e “CNN lixo”

|
Repórter da CNN teve que ser retirado do local sob a proteção das forças de segurança que acompanhavam o ato - Reprodução/Twitter

O repórter Pedro Duran, da CNN Brasil, foi expulso de ato realizado no Rio de Janeiro por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste domingo (23). Ele estava cobrindo a manifestação, que contou com a presença do ex-capitão do Exército de seu ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Vídeo divulgado pelo vereador bolsonarista Douglas Gomes (PSL), de Niterói (RJ), mostra o jornalista sendo atacado por bolsonaristas, que gritam “vagabundo”, “lixo” e “CNN lixo” para o profissional de imprensa. Policiais militares escoltaram o jornalista até uma viatura para que ele saísse do local em segurança.

 

 

Nas redes, diversos jornalistas prestaram solidariedade ao repórter. “Se vocês aceitarem isso como normal, merecem mesmo é sobreviver debaixo de um governo autoritário. Toda solidariedade a brava equipe da CNN Brasil, hostilizada no Rio de Janeiro, ao tentar cobrir a aglomeração feita pelo presidente da República”, escreveu Renan Brites Peixoto, da TV Globo, no Twitter.

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) também condenou o ataque. “Vejam as imagens da tentativa de agressão contra o repórter da CNN na manifestação fascista no Rio. Ele teve que ser escoltado e sair de camburão. Os criminosos é que prendem o trabalhador. É a democracia que está sendo destruída. #imprensalivre”, tuitou.

CPI da Covid vai pedir explicações

Dois dias após causar aglomeração e ser multado pelo governo no estado do Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou, sem máscara, de ato com motociclistas e discursou em cima de carro de som para seus apoiadores que se aglomeraram neste domingo (23) na cidade do Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado de seu ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello, que também não usava qualquer proteção ou anteparo no rosto.

Por causa disso, o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que vai pedir esclarecimentos à Prefeitura do Rio de Janeiro e ao governo do estado sobre a aglomeração na cidade neste domingo. Atualmente, normas em vigor tanto municipais como estaduais proíbem a realização de eventos que causem aglomeração na cidade, visando reduzir o contágio da covid-19.

::Em medida inédita, Dino vai multar Bolsonaro por promover aglomeração no Maranhão::

O ato de Bolsonaro contou com centenas de motociclistas que passearam pelas ruas da Barra da Tijuca, bairro da zona Oeste do Rio onde o presidente mantém uma residência, no condomínio "Vivendas da Barra". A manifestação terminou com um ato político e aglomeração na orla da praia, onde apoiadores do presidente se reuniram para ouvir o mandatário e seus correligionários políticos, entre eles Pazuello e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que usava uma camiseta com a figura de Bolsonaro em cima de um cavalo.


Ato causou aglomeração e feriu normas estaduais e municipais, mas autoridades do Rio de Janeiro nada fizeram para impedi-lo / Divulgação

O senador Randolfe Rodrigues criticou o encontro e disse querer saber se houve autorização - por parte da prefeitura e do governo estadual - para a realização do evento.

Se não houve, cobraremos quais as providências serão tomadas para responsabilizar o presidente da República por conta da clara infração à ordem sanitária“, afirmou.

Para o vice-presidente da CPI da Covid, a aglomeração, que teve a presença também do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, foi um “acinte às quase 450 mil famílias enlutadas“.

Já para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, o evento se tratou de "espetáculo de covarde omissão que ignora hospitais lotados e a nova cepa Indiana". Veja abaixo publicação do jurista em suas redes sociais.

::Cepa indiana e aumento de casos acendem alerta para terceira onda no Brasil::