Moradia digna

Moradores denunciam risco de despejo forçado em meio à pandemia em Curitiba (PR)

Liminar de reintegração de posse coloca mais de 300 famílias em risco; ocupantes pedem política pública de habitação

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Desde às 6 horas, as famílias fazem caminhada pacífica em Curitiba contra despejos forçados durante a pandemia - Giorgia Prates

Mais de 300 famílias protestam nesta segunda-feira (24) contra a ameaça de despejo devido à liminar de reintegração de posse em Curitba, no Paraná. As pessoas estão instaladas há uma semana em terreno abandonado no bairro Tatuquara, perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara. 

No protesto, os ocupantes pedem uma política pública de habitação na capital e no estado do Paraná. Em Curitiba, desde dezembro de 2020, já ocorreram cerca de sete tentativas de ocupação, todas com dezenas de famílias. 

:: Por que casas estão sendo derrubadas no bairro Caximba? ::

Desde às 6 horas, as famílias fazem caminhada pacífica que saiu do local da ocupação até a regional Tatuquara, em defesa do direito à moradia e contra a arbitrariedade de eventual despejo forçado. 

As famílias reforçam que encontram-se em meio a uma crise social, econômica e sanitária, na qual o pagamento do aluguel torna-se inviável no orçamento familiar. 

:: PM e Guarda Municipal de Araucária usam de violência em despejo ::

Assinado pela juíza substituta Débora Demarchi Mendes de Melo, da 1ª Vara Civil de Curitiba, a peça desconsidera o período de pandemia e fragilidade social, colocando urgência na retirada das famílias.

 

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini