Empoderamento

Meninas de 14 a 17 podem se inscrever em curso online e gratuito de astronomia na USP

O projeto Astrominas tem como objetivo atrair mais jovens alunas para a universidade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

“Empoderando meninas através da ciência” é o lema do projeto Astrominas - Reprodução/Meninas na Ciência EACH

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a segunda edição do Astrominas, um curso online e gratuito de astronomia, oferecido somente para meninas entre 14 e 17 anos. 

Continua após publicidade

O curso tem duração de três semanas, ao longo das quais as participantes irão compartilhar experimentos, elaboração de murais, rodas de conversa, debates sobre universidade e palestras sobre Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Oceanografia, Matemática, Física, Geociência e Química. 

Leia também: "Ciência gera desenvolvimento": conheça uma das mais renomadas físicas brasileiras

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, com duração média de três horas por dia, entre os dias 28 de junho a 23 de julho.

As inscrições seguem abertas até o dia 7 de junho e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário online. No total, serão ofertadas 600 vagas, sendo 20% para estudantes de grupos PPI (pretos, pardos e indígenas), 60% para alunos de escolas públicas (PPI e não PPI) e 20% para escolas privadas (PPI e não PPI).

Leia também: 8 mulheres negras cientistas brasileiras que você precisa conhecer

A seleção será feita por meio de um sorteio no dia 11 de junho, que será transmitido ao vivo. A lista das selecionadas será disponibilizada no site do Astrominas

Astrominas

O projeto Astrominas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em São Paulo, tem como objetivo atrair mais jovens alunas para a universidade.

Leia também: Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

“Nosso objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas – estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia- desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas”, descrevem no site do projeto.

Edição: Daniel Lamir