MOBILIZAÇÃO

Movimentos populares do Rio organizam protesto por "fora Bolsonaro" neste sábado (29)

Ato acontece a partir das 10h no monumento de Zumbi dos Palmares; organização garante protocolos de prevenção à covid

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O ato está sendo organizado pela Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e o Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas - Foto: Elineudo Meira / @fotografia.75

Movimentos populares organizam um ato neste sábado (29), no centro do Rio de Janeiro, pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). A manifestação faz parte do dia nacional de mobilização contra o atual presidente e exige também o auxílio emergencial justo para a população, a vacinação em larga escala e o fim dos cortes na área da Educação.

Leia mais: Centrais sindicais e movimentos sociais se preparam para dois dias de luta

"O protesto está sendo construído no sentido de concentrar forças nesse momento em que o governo é mais perigoso do que o vírus. Sabemos que estamos numa pandemia e há um descontrole total, mas é importante irmos para as ruas e darmos uma resposta a esse governo genocida”, ressalta Luana Carvalho, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O protesto é organizado pela Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e o Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas, Comitê pela Vida, Comitê Contra às Privatizações, Fórum da Saúde, partidos políticos e entidades da sociedade civil organizada. 

Leia também: Vai aos atos contra Bolsonaro? Relembre orientações sanitárias para minimizar risco

Segundo os organizadores, a ideia é que o protesto reúna milhares de manifestantes, porém, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

“Formamos uma comissão com profissionais e estudantes da saúde para garantir protocolos de quem deve e não deve ir aos atos. Os grupos de risco não vacinados e quem teve contato com alguém que está com sintoma de covid não deve comparecer. Os que forem ao ato devem usar máscara PFF2, inclusive, vamos distribuir milhares de máscaras e álcool em gel. Deste lado está quem defende a ciência, a vida e a saúde”, afirma Leonardo Guimarães, membro da União da Juventude Socialista (UJS) e da Frente Brasil Popular do Rio de Janeiro. 


Além do ato, uma rede de solidariedade para arrecar alimentos não perecíveis estará funcionando durante a mobilização / Foto: Reprodução

A concentração do protesto está marcada para 10h de sábado (29) no monumento de Zumbi dos Palmares, no centro do Rio. Os manifestantes caminharão do local em direção ao Largo da Carioca, também na região central. A organização estará recolhendo alimentos não perecíveis no dia da manifestação para as famílias que estão precisando de ajuda no estado.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse