MUNDO

Morre Yuan Longping, pai do arroz híbrido, que salvou milhões da fome

O grão que é cultivado na região da China, alimenta mais de 80 milhões de pessoas por ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Yuan Longping morreu aos 91 anos - Reprodução

Morreu, no último sábado (22), o cientista chinês Yuan Longping, aos 91 anos. Ele era muito conhecido por ter desenvolvido as primeiras variedades de arroz híbrido. Essa descoberta livrou milhões de pessoas da fome.

Ele desenvolveu a primeira cepa de arroz híbrido de alto rendimento do mundo durante o ano de 1973. Tempos depois, ela foi cultivada em grande escala na China e em outros países para aumentar substancialmente a produção de cereais pelo mundo.

Após mais de cinco décadas pesquisando e desenvolvendo o tipo de arroz, no início de 2021, ele conduziu pesquisas em uma base de cultivo de sementes no sul de seu país.

:: Área devastada da Amazônia nunca será capaz de recuperar o seu bioma original ::

Dados mostram que a área acumulada de arroz híbrido na China passou de 16 milhões de hectares, o que representa 57% da área total de plantio de arroz. O grão que é cultivado na região, alimenta mais de 80 milhões de pessoas por ano.

Longping passou seus últimos momentos em um hospital em Changsha, na capital da província central de Hunan, na China, e morreu no começo da tarde de sábado.

 

Edição: Vivian Virissimo