Ceará

29M

Manifestantes vão às ruas em atos contra Bolsonaro no estado do Ceará

As manifestações seguiram as recomendações sanitárias de prevenção contra o coronavírus.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Em Fortaleza, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos se uniram em manifestação que teve início na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica. - Foto: Francisco Barbosa

Em todo o Brasil, o dia 29 de maio foi marcado por manifestações presenciais e remotas contra o governo Bolsonaro e seu descaso em relação à vida, saúde aquisição de vacinas contra a covid-19. Em Fortaleza, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos se uniram em manifestação que teve início na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica. Os manifestantes seguiram em caminha pela Avenida Treze de Maio, com encerramento na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, onde aconteceu um ato em memória das vítimas do coronavírus. Em todo o percurso houve a distribuição gratuita de máscaras PFF2 e de álcool em gel para o público, como forma de prevenção à covid-19. A capital cearense também contou com uma carreata e bicicletada pelo “Fora Bolsonaro” que teve concentração nas proximidades da Arena Castelão.

Leandro Araújo, membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares do MST afirmou que o dia de hoje foi para sair às ruas para lutar por vacina, em defesa do Sistema Único de Saúde e por “Fora Bolsonaro”. “Não dá pra gente poder permitir toda essa situação das vacinas que a gente viu por aí. Nesse momento a gente poderia está vacinado, e não estamos”.

A professora de artes, Magali Almeida, também participou das manifestações em Fortaleza. Para ela, a manifestação é importante para a população mostrar a sua indignação em relação ao governo Bolsonaro e afirma “Esse cara [Bolsonaro] é pior do que o vírus”. “Estamos aqui porque tem gente demais morrendo, tem gente demais nos hospitais, tem gente demais passando fome por causa desse desgoverno, por causa desse genocida”. diz.

A manifestação na capital cearense ocorreu de forma pacífica. A organização estipula a participação de aproximadamente três mil pessoas.

Já a carreta teve como principais pautas a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), retorno do auxílio emergencial de R$ 600, implementação de uma renda básica para os mais pobres e vacina para todos. Essa foi a terceira carreata e bicicletada pelo “Fora Bolsonaro”.


Durante a manifestação foram distribuídas máscaras PFF2 para os participantes. / Foto: Francisco Barbosa

Cariri

Seguindo a mobilização nacional programada para hoje, dia 29 de maio, manifestantes de diversos movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos se reuniram em concentração na Praça da Prefeitura, no centro da cidade de Juazeiro do Norte em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro (Sem partido), investigado por negligência na gestão de recursos para combater a pandemia do novo coronavírus que, no Brasil, já alcança mais de 450 mil vítimas. Os manifestantes pediam o acesso à vacina para toda a população bem como o aumento do valor do auxílio emergencial. 

Durante a concentração do ato, um grupamento de policias militares cercou o local onde estavam os manifestantes, todos(as) com máscaras e mantendo o distanciamento social, com o objetivo de dispersar o ato. Após a diligência do grupamento policial, os(as) manifestantes seguiram pela Rua São Pedro, de forma organizada, respeitando o distanciamento social e seguindo as recomendações sanitárias. 


Concentração na Praça da Prefeitura, no centro da cidade de Juazeiro do Norte em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro (Sem partido). / Foto: Rodolfo Santana

Edição: Monyse Ravena