Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Governo na mira

O que esperar da CPI nesta semana com Nise Yamaguchi e Zeliete Zambom?

Vozes da ciência devem desmontar discurso do governo de "tratamento precoce" e valorizar vacina; Yamaguchi será exceção

31.maio.2021 às 16h12
São Paulo (SP)
Caroline Oliveira

Da esquerda à direita: relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), o presidente Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - Leopoldo Silva/Agência Senado

Em semana mais curta devido ao feriado do dia 3 de junho, os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia irão ouvir Nise Yamaguchi, médica imunologista e defensora do uso de cloroquina para o tratamento da covid-19, nesta terça-feira (1º). Yamaguchi também é suspeita de integrar o chamado “gabinete paralelo”, composto por empresários, políticos e médicos, responsável por orientar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia. 

Na quarta-feira (2), irão depor Clóvis Arns da Cunha, professor do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Zeliete Zambom, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Os depoimentos, por meio de relatos técnicos e científicos, devem reforçar a constatação acerca do comportamento de Bolsonaro diante da pandemia de reforçar tratamento ineficazes e ignorar a necessidade de vacinação em massa da população.

::CPI da Covid: Dimas Covas se junta à Pfizer e encurrala gestão de Jair Bolsonaro::

Um dos únicos depoimentos desta semana que deve destoar do restante é de Nise Yamaguchi, que provavelmente fará a defesa do governo e da cloroquina, como vêm fazendo desde o início da pandemia. Em seu testemunho, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse aos senadores que Yamaguchi foi uma das vozes a favor da mudança da bula da cloroquina para incluí-la no tratamento contra o novo coronavírus, por meio de uma medida provisória. 

"A doutora [Nise Yamaguchi], de fato, perguntou sobre essa possibilidade e pareceu estar, digamos, mobilizada com essa possibilidade”, afirmou Torres na ocasião. 

::Presidente da Anvisa confirma que recebeu pedido para alterar bula da cloroquina::

Em uma de suas defesas públicas ao tratamento precoce, Yamaguchi comparou o medo que as pessoas têm do novo coronavírus ao temor dos judeus sob a Alemanha nazista. "Você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos?", disse Yamaguchi em pergunta retórica, à TV Brasil, em julho de 2020. A declaração lhe rendeu uma suspensão por parte do Hospital Albert Einstein.

Na quinta-feira (27), o relator da CPI, Renan Calheiro (MDB-AL), afirmou que o objetivo é averiguar se houve institucionalmente a defesa de um tratamento precoce com medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença. “Não estamos apenas discutindo a eficácia da cloroquina ou do 'tratamento precoce'. Queremos investigar se essas coisas foram priorizadas em detrimento da vacinação dos brasileiros, que poderia ter salvado muitas vidas”, afirmou o senador.

Um dos senadores que solicitou a convocação de Yamaguchi foi Eduardo Girão (Podemos-CE), ferrenho defensor de Jair Bolsonaro. "Yamaguchi é conhecida por defender a hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento de pacientes infectados com o Sars-Cov-2 (vírus causador da pandemia). E foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro a integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta", citou Girão em seu requerimento.

::Na CPI, Pazuello dá declarações contrárias às de Mandetta e Teich e protege Bolsonaro::

Já no requerimento que solicita a convocação da médica Zeliete Zambom, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o senador Humberto Costa (PT-PE) afirma que Zambom "conhece a situação brasileira e as políticas públicas que deveriam ter sido aplicadas. Por ser gestora e/ou médica, acadêmica e cientista de grande respeitabilidade nacional e internacional, certamente contribuirá para que os integrantes desta Comissão possam avaliar os fatos com a profundidade que merecem".

Apesar de ter recomendado o uso de cloroquina e hidroxicloroquina na metade do ano passado, Clóvis Arns da Cunha afirmou, posteriormente, que o “kit covid” é uma “ilusão” e que “não existe tratamento precoce para covid-19”, à BBC. 

Em outra ocasião, no simpósio “A Saúde Pede Ajuda”, na Câmara Municipal de Curitiba, Cunha disse que “nenhuma sociedade científica médica, que representa médicos que atendem covid-19, recomenda essas drogas, esse trabalho. Por que não? Porque os trabalhos que a gente valoriza, chamados estudos randomizados, existem e não mostraram benefícios. Os pacientes não evitaram de evoluir para doença grave e alguns deles tiveram efeitos colaterais”.

Editado por: Vinícius Segalla
Tags: cloroquinacpi da covid
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tradição

A festa não acaba no São João: ritos tradicionais duram o ano inteiro no Maranhão

É DIA DE ROCK, BEBÊ

Festival de rock agita o Agreste a partir deste sábado (5), com programação ao longo de todo o mês

Cúpula do Brics

Lula defende multilateralismo para conter protecionismo e estabelecer diretrizes inteligência artificial

BENEFÍCIO

Saiba como vai funcionar a tarifa social de energia, que passa a valer neste sábado (5)

ALTERAÇÃO

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.