Coluna

Hoje e sempre, as mulheres afirmam: é hora de dar um basta no livre comércio

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Vídeo explica a intenção do acordo de aprofundar o que as mulheres já vivem na pele hoje: o aumento da fome e do desemprego - Ilustração: Helena Zelic
O vídeo explica a intenção do acordo de aprofundar o que as mulheres já vivem na pele hoje

Por Natália Lobo*

Continua após publicidade

 

A luta por uma organização econômica que coloque a vida no centro é pauta permanente do feminismo popular, e se mostra muito atual diante da gestão genocida da pandemia da covid-19.

O que vemos hoje são as empresas farmacêuticas, em aliança com governos de ultradireita, colocando o lucro acima da vida, e a mineração sendo considerada pelo governo brasileiro como trabalho essencial.

:: Covid-19: farmacêuticas faturam R$ 1 trilhão em 2021 ::

A organização da economia é um assunto das mulheres, e temos propostas para organizar a vida coletiva de forma mais justa, colocando a vida no centro.

Mas a luta feminista contra políticas econômicas de aprofundamento das desigualdades não é de hoje. São décadas colocando a luta contra o livre comércio no centro da nossa agenda.

:: Navio com cepa indiana foi fretado pela Vale para serviços de mineração :: 

Estivemos ativas na luta contra a ALCA no início do século, demonstrando o quanto um acordo de livre comércio naqueles termos significaria a precarização do trabalho das mulheres, a sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidados em decorrência da diminuição do papel do Estado, o avanço sobre os corpos-territórios, o que significa a exploração da natureza, o controle do corpo das mulheres como natureza apropriada, o aumento da prostituição.

Nos colocamos, naquele momento, contra a possibilidade de inserir cláusulas de gênero no acordo, negando as possibilidades de negociação, por entendermos que a gênese do livre comércio é o aprofundamento do neocolonialismo, da militarização e do domínio do mercado sobre a vida.

Atualmente, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que já está no papel há mais de vinte anos, tem ganhado fôlego novamente.

Vemos a retomada das negociações com preocupação, porque suas propostas são velhas conhecidas: exploração da natureza, domínio das empresas transnacionais, desmonte de empresas e políticas públicas. Nada que aponte para um país e uma América Latina mais justa e soberana.

Somos contra o acordo não só porque ele impacta a vida das mulheres de forma mais violenta, mas também porque nos opomos frontalmente a este modelo de organização da economia e temos nossas próprias alternativas a ele.

A pandemia tem sido uma lente de aumento, escancarando a produção cotidiana do viver e o trabalho constante e essencial feito pelas mulheres, que ensinam do que a economia realmente é feita e o que precisa ser priorizado para garantir a vida.

Questionamos os falsos argumentos dos defensores do livre comércio, que afirmam que ele seria benéfico para os países do sul por promover o crescimento e o desenvolvimento da economia.

Sabemos que o que vai ocorrer é, isso sim, o fortalecimento da nossa economia primária exportadora que depende da exploração da natureza, sem que isso necessariamente leve ao crescimento econômico.

:: Entenda os desafios do Brasil diante do novo ciclo de commodities ::

Além disso, não aceitamos as noções de crescimento e desenvolvimento econômico como inquestionáveis e indispensáveis para o que seria uma “boa” economia.

Também é comum que este acordo seja colocado como algo que vai fortalecer o cuidado com o meio ambiente. Isso é refutado pelos movimentos do norte e do sul global, que sabem que a tendência real é de aprofundamento do extrativismo e do uso de venenos e novas biotecnologias nos países do sul.

:: Agrotóxicos podem aumentar vulnerabilidade à covid-19, diz relatório inédito ::

Esta tendência é ocultada pelo novo discurso verde dos países do norte, que propagandeiam o crescimento da agricultura orgânica e dos transportes elétricos em seus países, mas não esclarecem sobre quais bases isso se dá, ocultando a exploração da natureza, das mulheres e dos povos.

 

 

Foi pensando na importância de mostrar que esse assunto não pode ficar restrito aos especialistas que a Marcha Mundial das Mulheres e os Amigos da Terra Brasil lançaram a animação É hora de dar um basta no livre comércio.

O vídeo explica a intenção do acordo de aprofundar o que as mulheres já vivem na pele hoje: o aumento da fome, do desemprego e o controle das empresas sobre seus corpos e territórios.

:: Subordinada e ideologizada: como a política externa de Bolsonaro afeta as mulheres ::

O atual cenário político do Brasil já nos dá pistas do que pode acontecer com a aprovação do acordo, pois ele representa o aprofundamento das políticas que já estão sendo implementadas. Não à toa, o governo Bolsonaro tem acelerado essa pauta e se coloca abertamente como um defensor da aprovação.

A resistência contra o livre comércio precisa ser ainda mais forte por conta do caráter vinculante desse tratado, que faz com que as lutas e resistências futuras a ele sejam muito dificultadas.

:: Animação denuncia interesses de transnacionais no Acordo União Europeia-Mercosul ::

Por isso, nos dedicamos aos esforços de lutar contra a aprovação do acordo desde já, popularizando o debate e mostrando o que está em jogo para as mulheres e para o povo negro e trabalhador.

Contra o discurso de que não há saídas para a economia dos nossos países a não ser manter a lógica neocolonialista que nos explora, chamamos a nossa imaginação coletiva para pensar qual forma realmente queremos para a organização da economia e da vida coletiva.

 

*Natália Lobo é agroecóloga e integra a equipe da SOF Sempreviva Organização Feminista

**A Coluna Sempreviva é publicada quinzenalmente às terças-feiras. Escrita pela equipe da SOF Sempreviva Organização Feminista, ela aborda temas do feminismo, da economia e da política no Brasil, na América Latina e no mundo. Leia outras colunas.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Vivian Virissimo