Decretos diversos

Corpus Christi é feriado nacional? Saiba quais capitais celebram a data nesta quinta

A pandemia do novo coronavírus levou governadores e prefeitos a mudarem o funcionamento de setores de atividades

Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Algumas cidades e estados anteciparam o feriado de Corpus Christi - Rovena Rosa/Agência Brasil

O aumento no número de casos e mortes por causa da covid-19 levou governantes a anteciparem alguns feriados no começo deste ano. Entre eles, o de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 3 de junho. 

Leia também: Vacina: só 13% da população com comorbidades recebeu a primeira dose

O Corpus Christi não é considerado feriado nacional. Portanto, os governos locais decidem sobre a possibilidade de decretar ponto facultativo. Em Pernambuco, por exemplo, o feriado é tradicionalmente transferido para 24 de junho, o Dia de São João. 

As capitais São Paulo, Vitória e João Pessoa, além dos estados da Paraíba e do Piauí, decretaram a antecipação do feriado de Corpus Christi neste ano de 2021. Isso significa que 3 de junho será um dia útil nesses municípios e estados, sem feriado prolongado. 

Nas demais capitais do país, a data religiosa será celebrada nesta quinta-feira, com alterações no funcionamento do comércio e de serviços, com regras específicas para localidade. 

Não são todas as cidades que vão emendar o feriado no final de semana. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo, não haverá ponto facultativo na sexta-feira (4). 

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não abrirão nesta quinta-feira (3), por conta do feriado de Corpus Christi. Ou seja, não haverá expediente mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira (4) o expediente será normal.

Preocupação

A aproximação do feriado tem preocupado profissionais da saúde. Em março, por exemplo, o médico infectologista, Ronaldo Hallal, membro do Comitê Covid da Sociedade Riograndense de Infectologia, afirmou preocupação com as medidas isoladas de restrições adotadas por cada governo pelo país. 

Em transmissão ao vivo pelas redes do Brasil de Fato, ele defendeu um isolamento contínuo e universal no país. As críticas foram feitas diante de posturas isoladas de antecipação de feriados pelo governos locais.  

Leia também: Avanço da covid: "Feriadão não vai resolver", alertam especialistas

Ainda de acordo com Hallal, um lockdown de poucos dias não traz resultados, "Não existem experiência publicadas na literatura científica de lockdown com três dias ou quatro dias que tenham tido algum impacto no ritmo de transmissões".

Edição: Daniel Lamir