DEVASTAÇÃO

Alerta de desmatamento na Amazônia bate recorde em maio, mostra Inpe

Esse é o terceiro mês consecutivo em que índices batem recordes históricos, chegando ao maior número de maio desde 2016

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Estado que teve a maior área sob alerta foi o Pará, com 425 quilômetros quadrados - Reuters

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a Amazônia Legal bateu mais um recorde de área sob alerta de desmatamento no mês de maio. Esse é o terceiro mês consecutivo em que os índices batem recordes históricos. 

Até o dia 28 de maio, o local tinha 1.180 quilômetros quadrados de área sob alerta de desflorestação. Esse é o maior número de maio desde 2016. Os alertas foram feitos pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe. 

O Deter emite sinais diários de alteração na cobertura da floresta para áreas maiores que três hectares. Ele alerta sobre o problema de áreas desmatadas e em processo de degradação florestal em andamento.

:: Desmatamento na Amazônia cresce, e piora imagem do Brasil no mercado internacional ::

O Estado que teve a maior área sob alerta foi o Pará, com 425 quilômetros quadrados. O número equivale a 36% do total que foi contabilizado até o dia 28. O Amazonas aparece em segundo lugar, com 289 quilômetros quadrados sob alerta. Em terceiro lugar, aparece o Mato Grosso, com 242. Já Rondônia teve 180. 

O Acre apareceu em seguida, com 31 quilômetros quadrados sob alerta, seguido pelo Maranhão, com 11. Já Tocantins e Roraima tiveram um quilômetro quadrado sob alerta, e o Amapá não registrou nenhuma área.

Edição: Vinícius Segalla