Desmonte

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de junho de 2021

Aumento nas tarifas e racionamento de energia, estão entre riscos da privatização da Eletrobras, alerta o Sinergia CUT

Ouça o áudio:

Trabalhadores ocupam frente da Eletrobras contra privatização, durante Fórum Alternativo Mundial Água (FAMA) - 21/03/2018 - Joka Madruga | Terra Sem Males

Além do risco de perda da soberania energética e da fragilização do sistema integrado de distribuição, a Medida Provisória 1031/2021, que autoriza a privatização da Eletrobras, também ameaça os investimentos necessários na infraestrutura energética para minimizar a crise hídrica que ameaça os reservatórios de cinco das maiores hidrelétricas do Brasil. O alerta é do Sindicato dos Energéticos do Estado de São Paulo, o Sinergia CUT. 

No final de maio, pela primeira vez em 111 anos, o Sistema Nacional de Meteorologia confirmou que a população do país poderá ficar sem energia diante da “situação crítica” dos reservatórios de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

De acordo com o órgão, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis pelo fornecimento da maior parte de energia do país, entraram no período de seca com apenas 32,20% da capacidade de geração energética. 

De acordo com Sindicato dos Energéticos de São Paulo, o Sinergia CUT, o risco iminente de apagão poderia ser controlado com investimentos em fontes alternativas, como a eólica.

Mas, segundo a entidade, o governo de Jair Bolsonaro deve lançar mão dessa possibilidade no pacote que prevê a venda das ações da Eletrobras.

Aprovada no mês passado pela Câmara, a MP que tramita no Senado deve encarecer em pelo menos 14% a conta de luz nos próximos três anos, de acordo com a Associação de Engenheiros e Técnicos da Eletrobras.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Rede Brasil Atual