NAÇÕES UNIDAS

Mudanças climáticas devem ser foco de novo presidente da Assembleia Geral da ONU

Abdulla Shahid, atual chanceler das Maldivas, presidirá o 76º período de sessões das Nações Unidas

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Ministro de Relações Exteriores das Maldivas foi eleito novo presidente da Assembleia Geral da ONU - Loey Felipe / ONU

Os 191 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeram Abdulla Shahid, ministro de Relações Exteriores das Maldivas, como presidente do 76º período de sessões das Nações Unidas. A partir de setembro deste ano Shahid substituirá a Volkan Bozkir, atual presidente, representante da Turquia.

De acordo com o rodízio previso no regulamento interno do organismo, a presidência deveria ser ocupada por representantes do continente asiático. Na sessão da última segunda-feira (7), Shahid obteve 143 votos contra 48 do seu oponente, o representante do Afeganistão, Zalmai Rassoul. 

Em seu discurso de posse, Abdulla Shahid prometeu uma presidência de esperança para superar o período de crise sanitária mundial. 

"Este é um momento decisivo para esta organização e para toda a comunidade internacional. Minha gestão será uma presidência de esperança e buscará trabalhar pelas pessoas, pelo planeta e pela prosperidade", declarou.

Ainda destacou que pretende construir pontes para o diálogo entre nações e promover debates sobre os impactos das mudanças climáticas nos países insulares e em desenvolvimento. 

O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, complementou que, por vir de uma nação insular, o representante das ilhas Maldivas terá muito a agregar na realização da 26ª Cúpula do Clima, em novembro deste ano. 


Atual presidente da Assembleia Geral da ONU, Volkan Bozkir cumprimenta seu sucessor / Loey Felipe / ONU

Trajetória 

Abdulla Shahid começou sua trajetória política como presidente do Parlamento das Maldivas e chefe de gabinete da presidência. Em 2005 foi nomeado pela primeira vez como ministro de Relações Exteriores, cargo que voltou a ocupar em 2018 até a atualidade.

Na ONU, representando seu país, suas principais bandeiras foram por maior atenção às nações vulneráveis às mudanças do clima. 

Edição: Leandro Melito