Direito à vida

"Sem vacina, sem coleta": veja vídeo de funcionários da limpeza em SP decidindo greve

Prefeitura de São Paulo criticou a paralização, diz que não foi informada e que "tomará as medidas cabíveis"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"Sem vacina, sem coleta!" é a voz de comando dos trabalhadores de limpeza de SP - Divulgação

A prefeitura de São Paulo, sob administração do prefeito Ricardo Nunes (MDB), informou que tomará as medidas legais cabíveis contra os trabalhadores de limpeza urbana da cidade, que decidiram, nesta terça-feira (8), cruzar os braços até que toda a categoria seja vacinada contra a covid-19.

Continua após publicidade

Por meio de nota distribuída a imprensa, “a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) informa que não foi notificada formalmente sobre a greve. Pelo descumprimento [da lei] e para garantir a prestação do serviço essencial à população, a Prefeitura vai tomar as medidas legais cabíveis”.

Em sua página no Facebook, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco-SP) publicou um vídeo dos trabalhadores reunidos em um protesto que aconteceu na manhã desta terça em frente à prefeitura.

:: Expostos ao coronavírus, garis trabalham com medo: "Tem muito lixo contaminado" ::

"A categoria que nunca parou merece vacina, respeito e reconhecimento. Sem vacina, sem coleta", diz o sindicato na legenda do vídeo.

Em um dos cartazes carregados pelos funcionários, era possível ler os dizeres: "Unidos pelo mesmo objetivo. Vacina já".

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a greve foi informada às 6h desta terça-feira pelo setor que realiza a coleta do lixo na cidade. Em entrevista ao podcast do UOL na manhã desta terça, ele classificou a paralisação como "muito preocupante". 

"Imagine se toda categoria fizer greve por vacina. Não houve comunicação como determina a legislação, com 72 horas de antecedência Estamos dialogando e esperamos que o serviço seja retomado durante o dia", disse.

 

Edição: Vinícius Segalla