Grupo prioritário

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 9 de junho de 2021

Doria quando prefeito se vestiu de gari, e agora somos tratados com descaso e falta de respeito, diz líder do sindicato

Doria em primeiro dia à frente do mandato da Prefeitura de SP, abandonado antes da metade para fazer campanha para o governo do estado - Fabio Arantes/ Secom

Nesta terça-feira (8), os trabalhadores do serviço de limpeza urbana na cidade de São Paulo fizeram um protesto paralisando por 24 horas os serviços de varrição e coleta de lixo.

O protesto dos garis da capital paulista aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura e foi organizado pelo Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana) de São Paulo. 

Segundo o diretor de planejamento do sindicato, Elmo Nicácio, a entidade tem enviado ofícios para o governo municipal desde dezembro de 2020 pedindo prioridade para os garis na vacinação. 

"Nós enviamos esses ofícios explicando o quanto a nossa categoria é essencial; todos os dias estamos coletando e deixando a cidade limpa. Nós contribuímos para que essa pandemia não seja ainda mais perigosa do que já é", diz Elmo.

O gari Wagner Souza, que trabalha há 13 anos na empresa LOGA (Logística Ambiental de São Paulo), conta que a sua rotina não mudou durante a pandemia. Wagner continua acordando todos os dias às 03h30 da manhã e pegando dois ônibus e metrô para chegar às 6 da manhã na empresa localizada no Jaguaré, região Oeste de São Paulo. Segundo ele, embora esteja protegido com máscara e luvas, muitas vezes já coletou máscaras descartadas incorretamente. 

A categoria faz parte dos trabalhos essenciais, porém não foi vacinada e não há data para isso. Elmo Nicácio, relata que na última conversa com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (7), foi dito que não havia vacina e que cabia ao sindicato provar que a categoria era considerada grupo de risco.

Nicácio, lembra que durante a campanha para prefeito da cidade, João Doria chegou a se vestir de gari e acompanhar os garis durante algumas horas. 

"Nós lembramos que o Doria quando entrou pra prefeito, tava vestido de gari, 6 horas da manhã no centro de São Paulo. Então é um descaso e falta de respeito com a categoria", lamenta o presidente do Siemaco

Nicácio afirma que se nada for planejado entre prefeitura e sindicato para a vacinação dos garis, outras paralisações e protestos serão realizados.

*Com informações de Larissa Bohrer. 

Confira a reportagem e o jornal completos no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos