Privatização

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 10 de junho de 2021

Trabalhadores da Eletrobras organizam greve contra proposta de Bolsonaro de entrega da estatal ao capital privado

Ouça o áudio:

Manifestação “Não á privatização da Eletrobras” em Brasília, no aniversário de 59 anos da estatal - 10 de junho de 2021 - Alessandro Dantas

Os sindicatos de trabalhadores da Eletrobras preparam uma greve de 72 horas, caso o projeto do governo Jair Bolsonaro de privatização da companhia entre na pauta de votações do Senado.

Continua após publicidade

A entrega da estatal ao capital privado representa risco de perda da soberania energética e fragilização do sistema integrado de distribuição. A Medida Provisória 1.031/2021, que trata da privatização da Eletrobras, foi aprovada pela Câmara dos Deputados em maio.

Para não perder a validade deverá ser deliberada pelos senadores até 22 de junho. Na quarta-feira, o relator da MP sobre a privatização da estatal no Senado, Marcos Rogério (DEM-RO), que faz parte da base governista, disse que pretende colocar o tema para discussão na próxima semana.

À Reuters, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia-RJ), Emanuel Mendes Torres, disse que os trabalhadores já decidiram entrar em estado de greve. 

Representações de trabalhadores afirmam, entre outras consequências negativas, que a privatização da Eletrobras ameaça os investimentos necessários em infraestrutura energética para minimizar efeitos de sucessivas crises hídricas que vêm ameaçando os reservatórios de cinco das maiores hidrelétricas do Brasil.

No final de maio, pela primeira vez em 111 anos, o Sistema Nacional de Meteorologia confirmou que a população do país poderá ficar sem energia diante da “situação crítica” dos reservatórios de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Confira todos os destaques desta quinta-feira e o jornal completo no áudio acima. 
------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Rede Brasil Atual