luta antirracista

Vida e obra de Maria Firmina dos Reis é estudada em minicurso online

A autora escreveu o primeiro livro brasileiro contra a escravidão e a partir do ponto de vista das pessoas escravizadas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Firmina expressou através de sua obra o pensamento progressista e a militância por uma sociedade justa e antirracista - Arte de Antonio Hauaji/ MultiRio sobre selo comemorativo da Academia Maranhense

O poeta, professor de história e educador popular Fael Bezerra facilitará o minicurso Maria Firmina dos Reis: uma subversiva negra do século XIX.

Continua após publicidade

A formação discutirá a vida e obra de Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira escritora brasileira.

Continua após publicidade

:: Quadrinhos africanos mostram diversidade do continente e combatem preconceitos ::

Continua após publicidade

Autora de romance, contos, poesias e músicas, Firmina expressou através de sua obra o pensamento progressista e a militância por uma sociedade justa e antirracista. Sua obra mais destacada, o romance Úrsula (1859), mostra a crueldade da escravidão e dá voz a personagens femininas. 

Continua após publicidade

Maria Firmina, vida e obra 

Mulher negra, Maria Firmina dos Reis (1822-1917) nasceu em São Luiz (MA). O contato de Firmina com a literatura começou cedo, em 1830, quando mudou-se para a casa de uma tia na vila de São José de Guimarães.

:: Escritoras negras do Nordeste aliam a literatura à denúncia das desigualdades ::

Lá teve contato com referências culturais e outros parentes ligados ao meio cultural, como Sotero dos Reis, popular gramático da época. Formou-se professora e em 1847 foi aprovada em concurso público para professora primária na cidade de Guimarães-MA.

A escritora foi presença constante na imprensa e em vários jornais literários locais. Oito anos antes da Lei Áurea, criou a primeira escola mista – que não chegou a durar três anos, tamanho escândalo que causou no distrito de Maçaricó, em Guimarães, onde foi aberta. Maria Firmina morreu esquecida, cega e pobre. 

:: Conceição Evaristo: “Ser escritora não rompe com o imaginário em relação às mulheres negras" ::

O minicurso, que tem incentivo da LAB Caruaru – Prêmio Reconhecimento Cultural Edmilson do Pífano, acontecerá nos dias 10 e 17 de junho, das 19h às 22h, através do Google Meet. As inscrições estão esgotadas. Serão disponibilizados apostilas e certificados para os/as participantes.

Serviço

Minicurso Maria Firmina dos Reis: uma subversiva negra do século XIX
Quando: 10 e 17 de junho, das 19h às 21h, no Google Meet 
Como se inscrever: Bio do Instagram do Coletivo A Literatura Também Tem Pele Preta, @a_literaturatambemtempelepreta
 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena