Imunização

São Paulo promete vacinar toda a população acima de 18 anos até 15 de setembro

Anuncio feito neste domingo (13) antecipa em 30 dias o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os paulistas

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

O calendário de vacinação conta com as próximas remessas de doses programadas pelo Ministério da Saúde. A imunização será feita com a CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. - Nelson Almeida / AFP

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou neste domingo (13), por meio de uma coletiva online, a antecipação do calendário de vacinação no estado paulista. Segundo Doria até o dia 15 de setembro todos as pessoas que moram no estado com mais de 18 anos estarão vacinadas com, pelo menos, a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Com isso, mais de 7,5 milhões de pessoas entre 40 e 59 anos entrarão no programa de vacinação ainda no mês de junho de 2021.

O calendário de vacinação conta com as próximas remessas de doses programadas pelo Ministério da Saúde. A imunização será feita com vacinas da CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen.

::Bolsonaro recusou vacina da Pfizer pela metade do preço pago por outros países::

João Doria disse que "essa é uma grande notícia para todos os brasileiros, paulistas e residentes em São Paulo" e afirmou que muitas vidas "poderiam ter sido salvas se o país tivessem comprado vacina antes". 


Confira o dia em que a vacina estará disponível para a sua faixa etária. / Reprodução

Doria encerrou dizendo que o ato é feito sem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e que Bolsonaro "nunca ajudou [São Paulo] ao longo da pandemia e só prejudicou não só o estado paulista, e que os 486 mil brasileiros que foram a óbito em decorrência da Covid-19, devem-se, exatamente, a atitude negacionista e criminosa do presidente da república".

Para Dória, quem agiu durante a pandemia foi o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que há 50 anos realiza a compra de vacinas, mas reforçou que "comprar vacinas não é ajuda é obrigação". 

Antecipação

Antes do anúncio feito neste domingo (13), Doria havia anunciado que a vacinação contra a Covid-19 das pessoas com idade acima de 18 anos seria feita até o final de outubro. No entanto, ao longo dos últimos meses, a previsão foi alterada diversas vezes.

Na abertura da coletiva, o governador de São Paulo começou afirmando que o estado de será o primeiro do Brasil a imunizar totalmente a sua população. Contudo, o Maranhão já está vacinando pessoas de 29 anos.

A "guerra" para ver quem será a primeira federação brasileira a imunizar a sua população está declarada entre governadores. Mas até o momento, Flávio Dino (PCdoB) está com vantagem, uma vez que a população mais jovem do Maranhão, quando comparada ao calendário de vacinação de São Paulo, já está recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Edição: Camila Salmazio