Piora da pandemia

Paraná quer prorrogar estado de calamidade pública até 31 de dezembro

Atualmente, a ocupação de leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 no estado está em 97%, restando apenas 69 livres

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Decreto ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa - Foto: Jonathan Campos/AEN

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa (Alep), na segunda-feira (14), o decreto 7.899/2021, que prorroga até o dia 31 de dezembro o prazo de vigência do estado de calamidade pública para enfrentamento e resposta à pandemia de covid-19. Para ter validade, o documento terá que ser homologado pelos deputados.

:: Brasil lidera mortes por covid-19 em 2021. Total de vítimas se aproxima de 490 mil ::

De acordo com o texto, a medida é necessária para enfrentar o atual momento, que registra acréscimo no número de infectados e aumento da taxa de ocupação de leitos públicos e privados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a ocupação de leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 no estado está em 97%, restando apenas 69 livres.

Desde o início da pandemia, o Paraná acumula 1.146.320 casos confirmados e 28.049 óbitos. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 2.684 casos e 73 mortes em decorrência da infecção causada pelo coronavírus.

::Bolsonaro nega mortes na mesma semana em que surgem novas provas de sua negligência::

O reconhecimento de estado de calamidade pública flexibiliza questões orçamentárias e administrativas. Dessa forma, investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redirecionados para fazer frente à crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A prorrogação também permite a continuidade de contratos emergenciais firmados, principalmente, pela Secretaria Estadual da Saúde, que teriam de ser encerrados com o fim da vigência do Estado de Calamidade Pública.

::O "clima" da Copa América: delegação infectada, vacinação realocada e protestos::

O decreto estadual entra em vigor assim que for aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini