Eleições na AL

Setores alternativos alcançam maioria nas regiões chilenas

Claudio Orrego, que anos atrás trabalhou com o ex-presidente Lagos, venceu na região metropolitana

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os vencedores das eleições iniciarão suas funções no dia 14 de julho - Ivan Alvarado / Reuters

O Serviço Eleitoral do Chile divulgou no último domingo os resultados das eleições regionais, em que os setores de direita sofreram mais uma retumbante derrota.

Os setores independentes elegeram cinco governadores, incluindo Ricardo Dias em Antofagasta, Krist Naranjo em Coquimbo, Miguel Vargas em Atacama, Rodrigo Díaz em Bío Bío, e o candidato de direita Luciano Rivas em La Araucanía.

:: Chile: é preciso integrar demandas das feministas e povos originários na Constituição ::

Ainda na região metropolitana, ganhou o candidato da coligação da Unidade Constituinte (UC), Claudio Orrego, que anos atrás atuou na gestão do ex-presidente Lagos.

As eleições ocorreram em 13 das 16 regiões chilenas. As três regiões restantes (Aysén, Magallanes e Valparaíso) já haviam eleito seus governadores no primeiro turno, nos dias 15 e 16 de maio, cada um com mais de 40% dos votos.

:: Artigo | Ventos de esperança que saem dos Andes: a derrota da direita chilena ::

Os vencedores das eleições iniciarão suas funções no dia 14 de julho, assim como aqueles eleitos já no primeiro turno, nas regiões de Valparaíso, Aysén e Magallanes. Nessa mesma data, o presidente Sebastián Piñera nomeará também o delegado presidencial.

Edição: Telesur