Rio Grande do Sul

Tecnologia

Projeto oferece qualificação gratuita em programação para pessoas em vulnerabilidade

Recode Pro está com inscrições abertas para formação profissional muito requisitada; saiba como se inscrever

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Recode Pro 2021 é um projeto que qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade social como programadores - Reprodução

Estão abertas as inscrições para o Recode Pro 2021, projeto que tem como objetivo qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social como programadores. Serão oferecidas vagas gratuitas para moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em função da pandemia, todo o curso acontece de maneira remota, com as aulas e dinâmicas via internet.

“A programação é uma das áreas mais promissoras da atualidade e tem sido muito demandada pelas empresas. O Recode Pro vem contribuindo para a prática de contratações com valor social e com as políticas de diversidade e inclusão, sem que, para isso, as contratantes precisem abrir mão de profissionais de qualidade”, ressalta Anna Paula Colacino, gerente de Programas da Recode, organização que usa a tecnologia para gerar oportunidades e estimular a transformação social e o empoderamento digital.

Com o auxílio de uma feira de talentos promovida pela Recode, os formandos são encaminhados ao mercado de trabalho. Na edição de 2019, em nove meses, 92% dos alunos formados já estavam trabalhando no setor, recebendo um salário médio de R$4.985. Mesmo diante de uma pandemia, o sucesso também ocorreu na turma de 2020 e, desde o evento de recrutamento, realizado em 6 de abril, 39% já conseguiram uma colocação, com os demais ainda participando de processos seletivos.

Além do conteúdo técnico sobre programação, o Recode Pro desenvolve capacidades essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação, criatividade, atuação profissional e resolução de problemas. Não é necessário ter conhecimento técnico prévio em tecnologia para participar da formação.

Inscrições gratuitas

Para participar, é necessário ter entre 18 e 39 anos, renda per capita de até um salário mínimo, ensino médio completo e residir na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Basta acessar o site, ler o regulamento e efetuar a inscrição até o dia 28 de junho. Em seguida, os participantes devem realizar duas formações on-line: “Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto” e “ProgramAção”.

Um grupo será escolhido para participar de um Hackathon (maratona de programação), seguido por uma entrevista final individual. Além do desempenho final, a diversidade será levada em consideração no momento da seleção.

A previsão é que as aulas aconteçam entre agosto deste ano e fevereiro de 2022.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira