É crime

Vídeo: homem passeia no shopping com suástica no braço e acaba expulso em PE

Caruaru Shopping preferiu não registrar Boletim de Ocorrência e nazista não foi identificado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nazista que em shopping de Caruaru (PE) - Foto: Reprodução

Em Caruaru, no agreste pernambucano, um homem foi expulso do Caruaru Shopping, na tarde desta quinta-feira (17), por utilizar uma faixa estampada com a suástica no braço esquerdo. O adorno estava amarrado por cima de sua blusa e chamou a atenção de clientes, que acionaram os seguranças privados.

Um vídeo do momento da expulsão (ver abaixo) mostra que quando foi abordado pelos seguranças, o homem, que não foi identificado, reclama. “É a minha liberdade”. No Brasil, o uso de símbolos associados ao nazismo é crime previsto na Lei 7.716, de 1989 e prevê reclusão de um a três anos.

Leia também: Integralista faz parte de grupo que denunciou aula pública sobre fascismo no Ceará

O homem que grava a expulsão critica o nazista. “Esse merda quer ficar famoso. Não sabe que p**** é essa. Não sabe nem que está no braço aí, seu merda”, finaliza. O shopping não registrou um Boletim de Ocorrência.

A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local, o homem que trajava a suástica já havia sido expulso. Nas redes sociais, o Caruaru Shopping divulgou uma nota sobre o episódio.

“O Caruaru Shopping repudia toda e qualquer forma de apologia ao movimento nazista. Diante do vídeo exposto em redes sociais, informamos que o usuário, nitidamente conturbado, foi flagrado pelo sistema de segurança do empreendimento e, imediatamente, como visto nas imagens, foi abordado por nossos seguranças e expulso do shopping”, encerra.

Edição: Leandro Melito