ACELEROU

Rio: Prefeitura antecipa calendário de vacinação contra a covid-19 em mais de um mês

Medida prevê imunização de todos os adultos com a primeira dose em agosto e adolescentes entre 12 e 17 anos em setembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Eduardo Paes ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a apresentação do 24° Boletim Epidemiológico do Rio - Foto: Reprodução

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta sexta-feira (18) a antecipação do calendário de vacinação da capital fluminense em um mês e 21 dias. De acordo com o anúncio, pessoas de 18 anos ou mais serão vacinadas até 31 de agosto com a primeira dose do imunizante. 

A aceleração do calendário está atrelada a entrega de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Paes destacou também que a cidade do Rio será a primeira do Brasil a imunizar adolescentes ainda neste ano.

“Seremos a primeira cidade brasileira a anunciar em setembro a vacinação dos nossos adolescentes entre 12 e 17 anos de idade”, disse durante a divulgação do 24° Boletim Epidemiológico.

Leia mais: Vacinação no Rio: São João de Meriti e Nilópolis lideram imunização na Baixada


Novo calendário da prefeitura do Rio / Foto: Reprodução


Novo calendário da prefeitura do Rio inclui vacinação de adolescentes / Foto: Reprodução

De acordo com o novo calendário, gestantes e puérperas poderão se vacinar contra a covid-19 ao longo da próxima semana, de segunda-feira (21) a sábado (26). Este grupo recebe apenas imunizantes Pfizer ou CoronaVac por determinação do Ministério da Saúde.

Na coletiva, que contou com a presença do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o prefeito também apresentou otimismo e anunciou que em 2022 a cidade terá carnaval. “Temos uma celebração, vamos com certeza, com esse imunizante chegando, ter carnaval em 2022”, comemorou.

Dados

A capital fluminense segue com alto risco para contaminação de covid-19. Nos últimos dias houve uma tendência de redução dos atendimentos de Síndrome Respiratória Aguga Grave (SARS) e Síndrome Gripal. Segundo o boletim da prefeitura, os óbitos no município estão em redução após um aumento de mortes em abril.

Leia mais: Moradores de Paquetá criticam Eduardo Paes por "carnaval fora de época"

Nesta semana foram identificados 15 casos de novas variantes, sendo que nove são moradores do Rio. Ao todo, a cidade contabilizou 619 casos de novas variantes. A principal variante na capital é a P1, mas também foi encontrada a B1. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde no Rio, Marcio Garcia, a  maioria dos casos evoluiu para a cura. 

As medidas de restrição que mantêm suspenso o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança, assim como a realização de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares, seguem valendo até 28 de junho. A cidade do Rio vacinou até o momento metade da população com mais de 18 anos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse