Ceará

#19J

#19J | Municípios cearenses realizam atos por vacina e contra o governo Bolsonaro

Russas, Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Sobral e cidades do Cariri são alguns desses municípios.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Aqui no Ceará, além de Fortaleza, outras 11 cidades confirmaram realizações de atos. - Foto: Comunicação MST

Várias cidades do Brasil  estão realizando durante o dia de hoje (19) diversas manifestações populares contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e a favor da vacina para todos. Aqui no Ceará, além de Fortaleza, outras 11 cidades confirmaram realizações de atos.

No município de Russas, as atividades tiveram início as 8h. A ação contou com  caminhada pelo centro da cidade. Participaram da ação a APEOC, PT, STTR e MST. Já em Limoeiro do Norte, a concentração para os atos ocorreu em frente ao Banco do Nordeste, em seguida foi realizada uma caminhada até a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Durante o percurso, os participantes realizaram mística em memória das mais de 500 mil vítimas da covid-19. Os organizadores usaram 50 cruzes de forma simbólica para fazer a denuncia contra o governo de Bolsonaro. Estiveram presentes: PT, Psol, Rua , CSP Conlutas, EFA Zé Maria do Tomé, M21, STRAF, LECAMPO, Movimento de Mulheres Girassóis

Em Crateús, os manifestantes ganharam as ruas do centro comercial da cidade com carro de som. Além disso, o coletivo de Militantes dos Movimentos Populares também circulou pelas ruas do centro com faixas em protesto. O ato foi organizado pelo Fórum dos Movimentos Sociais de Crateús.

Na cidade de Crato, as ações foram  marcadas pela participação dos movimentos populares, partidos e sindicatos. Os manifestantes marcharam da Praça São Vicente até a Praça da Sé com falas e palavras de ordem pelo #forabolsonaro #vacinanobraço e #comidanoprato. Participaram ainda lideranças de outros municípios do Cariri como Juazeiro do Norte, Barbalha e Jardim.

O ato Fora Bolsonaro, no município de Sobral, aconteceu na praça de Cuba. O ato foi organizado por diversas organizações populares  e partidos como: PT, PC do B, Sindsems, Levante Popular da Juventude, UNE, Rede médicos e médicas populares, UEE - União dos Estudantes do Ceará, Marcha Mundial de Mulheres
Apeoc, União brasileira de mulheres, Fetraece, Sindicato Rural de Sobral, Sindsaude, Torcida anti fascista do Guaraní de Sobral, MST, MAM e Consulta Popular.

Em Itapipoca, movimentos populares ligados a Frente Brasil Popular de Itapipoca realizaram "Circuito Pelo Fora Bolsonaro", com concentração no Parque de Exposição e seguiu até o Centro da cidade. A ação contou com cerca 100 veículos entre carros e motos.

Edição: Francisco Barbosa