Rio Grande do Sul

Cinema

Longa-metragem gaúcho "Casa Vazia" é selecionado para a mostra independente em Cannes

Com linguagem híbrida entre a ficção e o documental, filme tem como protagonista um ex-peão de estância

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Longa-metragem do diretor e roteirista Giovani Borba, produzido pela jornalista e diretora de cinema Tatiana Sager, será exibido no Festival de Cannes - Reprodução

O filme de longa-metragem "Casa Vazia", do diretor e roteirista Giovani Borba, foi selecionado para participar da mostra "Goes to Cannes Marché du Film", na França. O filme é produzido pela jornalista e diretora de cinema Tatiana Sager (Central - o filme, 2017), da Panda Filmes. 

A 9ª edição do Goes to Cannes exibirá uma seleção especial de 25 produções audiovisuais da Europa, Ásia e América Latina escolhidas a partir de cinco grandes festivais. O filme de Giovani Borba, que está em pós-produção, será apresentado entre 6 e 12 de julho durante o tradicional Festival de Cannes. Conheça todos os projetos que serão exibidos no site do Festival.

Sobre o "Casa Vazia"

Casa Vazia é a primeira obra de Giovani Borba na direção e roteiro. A produção foi filmada no extremo sul do Brasil. O longa-metragem expõe a vida de Raúl, um peão desempregado que vive numa casa isolada na imensidão do pampa. Região, atualmente, marcada pelo empobrecimento das famílias que vivem no campo. Nesse cenário, a violência rural é uma das consequências da industrialização na agricultura.

De acordo com o Giovani Borba, a tensão e a violência que acompanham a narrativa do filme, apresentada, por exemplo, quando a tecnologia invade a área rural e transforma as relações de trabalho e humanas no campo, é uma forma de refletir metaforicamente os "tempos em que estamos vivendo", ou seja, "uma reação aos eventos políticos que estão passando no Brasil".

Nessa área onde Rául mora, a tradição da criação de animais vêm sendo sobreposta por imensas plantações de soja e eucalipto. Cultivos que são muito nocivos ao meio ambiente com agrotóxicos e produção de transgênicos. Neste lugar, os trabalhadores do campo tentam se reorientar e lutar pela sua sobrevivência e preservar sua tradição. 

A obra chama atenção pelo fato de empregar não-atores em frente à câmera, inclusive o protagonista. O personagem Raúl é interpretado pelo ex-peão de estância Hugo Noguera, selecionado em um teste realizado com moradores da região. Ele contracena com atores profissionais consagrados, como Araci Esteves, Nelson Diniz, Roberto Oliveira e Liane Venturella, que também assina a preparação do elenco.

Casa Vazia foi o único projeto gaúcho selecionado, no final de 2017, no edital PRODECINE 05 – Inovação de Linguagem. Antes disso, já havia sido selecionado em quatro eventos para desenvolvimento de projetos: MAFIZ (Malaga Festival Industry Zone), na Espanha; 7th International Coproduction Meeting (Brasil Cinemundi), em Minas Gerais; o Talent Campus do BAFICI (Buenos Aires Internacional Festival of Independent Cinema), na Argentina; e o Taller Andino do IBERMEDIA.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira