MAIS DE 20 CRIMES

Oposição e ex-aliados se unem em superpedido de impeachment contra Bolsonaro

Presidente já bateu o recorde de pedidos de impeachment protocolados. Foram 122 ao todo até o momento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Manifestações tomaram conta de mais de 400 cidades no Brasil - Paulo Pinto / AFP

Após manifestações que tomaram conta de mais de 400 cidades em todo o Brasil do último sábado (19), um grupo que reúne partidos de esquerda e ex-apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido) estão elaborando um "superpedido" de impeachment, que reúne mais de 20 denúncias de crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente. 

Continua após publicidade

Bolsonaro já bateu o recorde de pedidos de impeachment protocolados - 122 ao todo - e o novo pedido é tido como suprapartidário.

Além de contar com os presidentes de PSOL, PT, PCdoB, PDT, PSB, Rede, UP, PV e Cidadania liderando as discussões, desafetos de Bolsonaro como os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP) também fazem parte da iniciativa.

:: Veja como foram os principais atos pelo "Fora, Bolsonaro" em todo o Brasil ::

A ideia é que a iniciativa "supraideológica" ajude a fazer com que o pedido exerça uma pressão para que o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que é aliado de Bolsonaro, faça uma análise das acusações.

Se o pedido seguir, ele será analisado por uma comissão e pelo plenário da Câmara. Com ao menos 342 votos dos 513 deputados, o Senado pode abrir o processo de impeachment. Caso isso aconteça, o presidente é afastado até o fim do julgamento e perde o mandato se ao menos 54 dos 81 senadores votarem pela sua saída.

 

Edição: Leandro Melito