MAIS DE 20 CRIMES

Oposição e ex-aliados se unem em superpedido de impeachment contra Bolsonaro

Presidente já bateu o recorde de pedidos de impeachment protocolados. Foram 122 ao todo até o momento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Manifestações tomaram conta de mais de 400 cidades no Brasil - Paulo Pinto / AFP

Após manifestações que tomaram conta de mais de 400 cidades em todo o Brasil do último sábado (19), um grupo que reúne partidos de esquerda e ex-apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido) estão elaborando um "superpedido" de impeachment, que reúne mais de 20 denúncias de crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente. 

Bolsonaro já bateu o recorde de pedidos de impeachment protocolados - 122 ao todo - e o novo pedido é tido como suprapartidário.

Continua após publicidade

Além de contar com os presidentes de PSOL, PT, PCdoB, PDT, PSB, Rede, UP, PV e Cidadania liderando as discussões, desafetos de Bolsonaro como os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP) também fazem parte da iniciativa.

Continua após publicidade

:: Veja como foram os principais atos pelo "Fora, Bolsonaro" em todo o Brasil ::

Continua após publicidade

A ideia é que a iniciativa "supraideológica" ajude a fazer com que o pedido exerça uma pressão para que o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que é aliado de Bolsonaro, faça uma análise das acusações.

Se o pedido seguir, ele será analisado por uma comissão e pelo plenário da Câmara. Com ao menos 342 votos dos 513 deputados, o Senado pode abrir o processo de impeachment. Caso isso aconteça, o presidente é afastado até o fim do julgamento e perde o mandato se ao menos 54 dos 81 senadores votarem pela sua saída.

Continua após publicidade

 

Edição: Leandro Melito