gestão na pandemia

Ao vivo: acompanhe o depoimento de Osmar Terra à CPI da Covid

O ex-ministro da Cidadania é considerado uma das lideranças do “gabinete paralelo” e defensor do tratamento precoce

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Osmar Terra, deputado que negou gravidade do coronavírus desde o início da pandemia, teria sido um dos principais nomes do chamado "gabinete paralelo" - Evaristo Sá / AFP

Nesta terça-feira (22), os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia escutam o ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). Ele é considerado uma das principais lideranças frente ao “gabinete paralelo”, composto por empresários e médicos que aconselhariam o presidente Jair Bolsonaro acerca do uso de medicamentos comprovadamente ineficazes pela ciência contra a covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina.

:: Calendário: CPI ouvirá Osmar Terra e Filipe Martins, assessores paralelos da Saúde ::

Chamado de “assessor” por Bolsonaro em vídeo amplamente divulgado na imprensa e na internet, em reunião onde se formula ações que o governo viria a encampar no combate à doença, o médico por formação seria um dos que levou ao presidente argumentos em defesa do chamado "tratamento precoce".

O deputado também é conhecido defensor da tese da "imunidade de rebanho", que preconiza que é preciso deixar o vírus se espalhar na população, ao invés de reduzir seu contágio.

:: Imunidade de rebanho por contágio: a ideia errada que seduziu a extrema direita ::

O ex-ministro afirmou, no entanto, que a existência de um “gabinete paralelo” seria uma "falácia”. "Estou muito tranquilo [com o depoimento à CPI]. Lamento apenas as distorções e as matérias que tentam me desqualificar, pinçando frases. Essa teoria de gabinete paralelo é uma falácia”, afirmou o ex-ministro à CNN. Terra também disse que nunca defendeu a imunidade de rebanho como “estratégia”.

A pedido do presidente da Câmara dos Deputados e aliado do governo, Arthur Lira (PP-AL), a convocação de Osmar Terra foi convertida em convite. Assim, o parlamentar bolsonarista poderá não comparecer ao depoimento, caso tenha algum receio dos questionamentos dos senadores.

Acompanhe a transmissão ao vivo da CPI por meio do Youtube do Brasil de Fato:

 

 

Veja também os destaques da sessão pelo Twitter:

Edição: Vivian Virissimo