Minas Gerais

MINERAÇÃO

Dossiê aponta violações de direitos humanos das comunidades da Região do Caraça (MG)

Municípios sofrem com ação das mineradoras, sobretudo após o rompimento da barragem da Samarco/Vale/BHP

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

A Região do Caraça, em Minas Gerais, historicamente é alvo de mineradoras e, sobretudo, após o rompimento em 2015 da barragem de Fundão - Créditos da foto: Reprodução/MAM

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) lançou neste mês o Dossiê-denúncia sobre a violação de direitos humanos na Região do Caraça, em Minas Gerais. A produção do documento contou com a participação do Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular e da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale.

A Região do Caraça, em Minas Gerais, historicamente é alvo de mineradoras e, sobretudo após o rompimento em 2015 da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco/Vale/BHP Billiton, as comunidades tem sofrido diversos ataques aos seus direitos.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O documento traz análises mais específicas dos conflitos relacionados à mineração nos municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara, a partir dos olhares dos movimentos populares que atuam na região e de algumas lideranças locais.

“A proposta é que o documento sirva como um instrumento de fortalecimento das lutas das comunidades da Serra do Caraça contra o modelo minerodependente que foi imposto à região, e que possa ser utilizado para subsidiar estudos técnicos e instrumentos jurídicos de proteção aos direitos dessas populações”, comenta a advogada Lethicia Reis de Guimarães, do Coletivo Margarida Alves.

As violações apresentadas pelo Dossiê-denúncia partem das manifestações das comunidades atingidas pelas mineradoras que atuam na região, bem como da análise de processos judiciais, de estudos de impactos ambientais dos empreendimentos e de publicações acadêmicas que atestam os danos causados pelo setor da mineração ao meio ambiente e às comunidades circunvizinhas.

Além disso, o documento conta com um glossário jurídico-popular com os principais termos utilizados para descrever o conflito e as normas jurídicas e legislativas que podem ser aplicadas em defesa das comunidades atingidas.

Para acessar o documento na íntegra clique aqui.

(Com informações da assessoria de imprensa do MAM)

Edição: Elis Almeida