ensino superior

Novo prazo para pedir isenção da taxa do vestibular da Unicamp termina em 30 de junho

A comissão responsável por aplicar a prova decidiu estender o prazo devido às dificuldades impostas pela pandemia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para aqueles que não conseguirem a isenção, a taxa de inscrição é de R$ 180 e deve ser paga até o dia 10 de setembro - Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O prazo para solicitar a isenção total da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2022 foi prorrogado até 30 de junho. O período estendido vale também para a modalidade de ingresso que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Continua após publicidade

O procedimento para solicitar a isenção da taxa é feito exclusivamente pela internet. O resultado do pedido será divulgado em 30 de julho. 

Inicialmente o prazo para solicitação terminaria na última terça-feira (15), mas devido às condições atípicas decorrentes da pandemia de covid-19, como o ensino remoto, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável por aplicar a prova da Unicamp, decidiu prorrogar o prazo até o fim do mês.

Modalidades de isenção

A isenção da taxa de inscrição pode ser acessada por meio de três modalidades: aos candidatos de famílias de baixa renda, ou seja, até um salário mínimo e meio bruto mensal por pessoa; aos funcionários tanto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) quanto da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp); e, por fim, aos candidatos dos seguintes cursos do período noturno: Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia; e Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental.

Pré-requisitos de isenção 

Entre os pré-requisitos para conseguir a isenção, estão: ter concluído o ensino médio integralmente em instituições da rede pública, para aqueles que tentarem acessar a isenção pode meio da primeira modalidade. Ao todo, a Comvest oferece 6.680 isenções na primeira modalidade e um número ilimitado de isenções nas demais.

Leia também: Governo estuda adiamento do Enem 2021 para 2022 e é criticado por estudantes

Inscrição para a prova

Para aqueles que não conseguirem a isenção, a taxa de inscrição é de R$ 180 e deve ser paga até o dia 10 de setembro.

As inscrições para o vestibular começam no dia 2 de agosto e seguem até o dia 8 de setembro. A Comvest informou que as datas ainda podem ser modificadas em razão do calendário das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda serão divulgadas. 

"O calendário foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo", diz uma nota da Comvest.

Alterações: datas das provas 

A comissão também alterou as datas de realização das provas. Anteriormente, a primeira fase do exame seria realizada em 21 de novembro de 2021; e a segunda, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022. Agora, a primeira fase será realizada no dia 7 de novembro, e a segunda, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022.

A divulgação da primeira chamada ocorre no dia 14 de fevereiro. 

Para os candidatos ao curso de Música, as provas de Habilidades Específicas serão ainda antes da primeira fase, em setembro e outubro. Para os estudantes que procuram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança as provas serão em janeiro de 2022.

Edição: Daniel Lamir