manifestações de rua

Artigo | Que horas são?

Atos foram simbólicos, fortes e pacíficos; desafio agora é ampliar para todos os setores da sociedade civil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Parlamento não pode esperar a morte de outras 500 mil pessoas para dar início ao processo de impeachment de Bolsonaro - 19J

O título deste artigo remete à obra de Roberto Schwarz publicada em 1987. Com a pergunta, este que é um dos maiores pensadores brasileiros remetia ao problema fundamental de uma formação social que permanentemente repõe o atraso em seu processo de modernização.

:: Novas manifestações contra Bolsonaro e pela vacina são confirmadas para o 24 de julho ::

Por isso, a definição do atual está no centro de uma produção cultural ao mesmo tempo cosmopolita e derivada de nosso passado colonial. Os mais variados âmbitos do nosso cotidiano brasileiro repõem este problema fundamental de nossa estrutura social, e neste 19J não foi diferente.

Enquanto milhares de pessoas denunciavam um genocídio em curso, este se impôs de forma arredondada, explícita: 500 mil é o tamanho do passado que se sobrepõe sobre nossas vidas.

Parte significativa de quem se afirma como Brasil moderno vira as costas para tamanha atrocidade e segue a vida como se o tempo fosse de normalidade.

:: Coragem é um sentimento coletivo: #19JForaBolsonaro ::

Apenas aparentemente o dito “mercado” está alheio à realidade do cotidiano vivido. As privatizações seguem o mesmo ritmo. As chamadas “reformas” seguem o mesmo ritmo.

A bolsa de valores também, com quebra de recordes, na escala dos milhares de pontos. Todos em busca do futuro. Dia após dia, o atraso se revela presente, em números de mercado e de mortes, que avançam em mesma velocidade.

É justamente essa a hora atual, o tempo Guedes-Bolsonaro. Aquilo que o mesmo Schwarz denominou como neoatraso.

:: Brasil pagou 1000% a mais em vacina indiana que valor informado por embaixada no país ::

Para fazer avançar o programa econômico que orienta o mercado em esfera transnacional, repõe-se o que há de mais atrasado no âmbito local. As pontas que ligam futuro e passado possuem um denominador comum, o privilégio de alguns acima de tudo, o sofrimento acima de todos.

:: Artigo | Manifestações do 19J mostram o vigor das forças populares nas ruas ::

Mas também se reencontra no tempo presente a busca por uma transformação profunda de nossa estrutura social, em favor da vida. O 19J, por formas variadas, foi uma nova demonstração de que existe uma maioria no país disposta a enfrentar este passado que busca se impor. Os ouvidos de quem manda devem seguir moucos.

Porém, as milhares de pessoas que saíram às ruas nos dias 29 de maio e 19 de junho parecem estar com ânimo de não esperar por um futuro idílico, ou por calendários estanques, próprios de quem é apegado a eventos, como as eleições.

Os atos foram simbólicos, fortes e pacíficos. O desafio é ampliar para todos os setores da sociedade civil que não concordam com a política genocida do governo Bolsonaro.

O neoatraso segue diariamente atualizando seus números: 510.000, 520.000, 530.000. O parlamento não pode esperar a morte de outras 500 mil pessoas para dar início ao processo de impeachment. A hora de impedir passou. É ontem. É agora. Amanhã já foi.

Fora Bolsonaro, já.

 

*Raimundo Bonfim é advogado, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), da coordenação da Frente Brasil Popular e integrante da Campanha Fora Bolsonaro.

**Hugo Fanton é pós-doutorando em Ciência Política na USP.

***Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Vivian Virissimo