Em comemoração aos 80 anos do nascimento de João Carlos Haas, uma live será realizada em sua homenagem nesta quinta-feira (24), às 18h. O evento será transmitido pelo Facebook do PCdoB (@pcdob65) e de sua irmã Sonia Maria Haas (@soniamariahaas).
A live é organizada por Sônia, com apoio da Fundação Maurício Grabois RS e do PCdoB de São Leopoldo. Na ocasião, além de destacar a trajetória de João Carlos Hass, também será lançada a história em quadrinhos "Dr. Araguaia", contando a história do militante político contra a ditadura, que foi morto na região do Araguaia.
Divulgação da história em quadrinhos "Dr. Araguaia" / Reprodução
João Carlos Haas nasceu em São Leopoldo (RS), em 1941, e completaria 80 anos nesse 24 de junho. Formado médico, atuou na assistência médica na região do Rio Araguaia, durante a Guerrilha do Araguaia, local onde era conhecido como "Dr. Juca" ou "Dr. Araguaia". Morto pela repressão da ditadura, em 1972, teve sua vida interrompida aos 31 anos.
Segundo o texto de divulgação da live: "Lutava por um país mais justo, focado nos humildes, sofridos e excluídos. A live vai reunir família, amigos, artistas e políticos sintonizados com as lutas populares. É uma forma de manter acesa a chama, revivendo o verdadeiro trabalho social humano realizado pelo médico que entregou a própria vida no combate à Ditadura Civil Militar instaurada no Brasil em 1964. 'Nenhum sacrifício será feito em vão', ele deixou escrito com o próprio sangue, nas matas do Araguaia. A história de João Carlos Haas Sobrinho, como milhares de outras, está fora dos holofotes oficiais e da grande mídia, certamente para ser riscada da memória da Nação brasileira".
Divulgação da live em homenagem aos 80 anos de João Carlos Haas Sobrinho / Reprodução
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.