Serviço BdF

Interessados em participar de testes da ButanVac podem fazer pré-cadastro online

Possíveis voluntários serão notificados por e-mail pelo Butantan sobre a data de inscrição e os requisitos necessários

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sete milhões de doses da ButanVac já foram produzidas pelo Butantan - Governo do Estado de São Paulo

Já está no ar o site do Instituto Butantan dedicado exclusivamente às informações sobre a vacina ButanVac, como tecnologia empregada, produção, estudos clínicos e outras características. É nesse portal que os interessados em se voluntariar para os testes clínicos em humanos podem realizar um cadastro prévio sinalizando o interesse. 

Para isso basta acessar butanvac.butantan.gov.br, clicar no item “Pré-cadastro” e preencher o formulário com informações básicas, como identificação e contato. Os dados serão encaminhados aos centros de pesquisa responsáveis por cada etapa do estudo. Depois, as pessoas que se cadastraram serão notificadas por e-mail sobre a data de inscrição para se voluntariar, os requisitos necessários e as instituições parceiras do Butantan que realizarão os testes. 

ButanVac, a vacina do Butantan

A ButanVac ainda está em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, em parceria com a Escola de Medicina do Hospital Mount Sinai, de Nova York, nos Estados Unidos. Por isso, ainda não há informações sobre efeitos adversos e eficácia em humanos. 

De acordo com o Butantan, o imunizante utilizará a técnica do vetor viral. O vírus que causa a Doença de Newcastle, que não tem sintomas em humanos, carrega a proteína Spike utilizada pelo Sars-CoV-2 para dentro das células humanas, estimulando-as a produzir anticorpos. 

::Quais são as diferenças entre as vacinas? E por que não se deve misturar as doses?::

Diferentemente da CoronaVac e da vacina da AstraZeneca, conforme informações do instituto, o imunizante será produzido sem dependência de insumo importado, e todos os processos produtivos serão realizados pelo Butantan.

A etapa dos testes clínicos em humanos foi autorizada pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) no início deste mês de junho. A produção do imunizantes começou em abril e, segundo o Butantan, o instituto já tem sete milhões de doses estocadas. 

Edição: Geisa Marques