Minas Gerais

CINEMA

Mineiro lança filme sobre a história de resistência do famoso pastel de angu

Curta reconta a origem do quitute a partir da história de negros e negras escravizados em Minas Gerais

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Curta-metragem Angu Recheado de Senzala, de Stanley Albanode (foto),estreia no próximo dia 29 - Raul Lansky

Estreia no próximo dia 01, quinta-feira, o curta-metragem Angu Recheado de Senzala, do artista e chef mineiro Stanley Albano. O filme reconta a história do famoso pastel de angu, patrimônio da cultura mineira, a partir do racismo e vivência de negros e negras escravizados em Minas Gerais.

Como boa parte da comida mineira, o pastel de angu tem sua origem no período da escravidão, no final do século 19, nas fazendas onde negros escondiam os restos de carne dos senhores em bolinhos de fubá, para consumi-los posteriormente nas senzalas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Das senzalas, o pastel ganhou restaurantes, passando a ser consumido por toda a população que desconhece como a cultura absorve costumes negros sem compreender seus significados e história de resistência.

Para Stanley, contar essa história é reconhecer a criatividade e a luta do povo preto no país, trazendo a narrativa de quem permanece sem registro, sem livro de receita, biografia ou álbum de fotografias.

O lançamento será realizado no YouTube, às 20h, no canal da MandakNega. Para o momento da estreia, Stanley oferece a possibilidade de encomendar pastéis de angu e outros quitutes preparados por ele. É só acessar o perfil MandakNega no Instagram. Assista ao trailer:

Sobre o artista

Nascido em João Monlevade, Stanley Albano vive em Belo Horizonte desde 2014. É jovem, LGBT, negro e trabalha desde 12 anos, começou na capina, depois passou por açougue, loja, telemarketing, padaria e restaurante.

Há dois anos, transformou o quintal da sua casa na MandakNega, espaço gastronômico e de resistência da capital mineira. Durante a pandemia, Stanley passou a vender seus quitutes online.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Em 2020, lançou seu primeiro trabalho artístico, o curta-metragem Morde & Assopra, exibido e premiado em festivais, como ForumDoc, Mix Brasil e mostra 10 Olhares. Até sexta (25), Morde & Assopra está em exibição na Spcine Play, na mostra Abô.Lição, realizada pelo Centro Cultural São Paulo. Para assistir clique aqui.
 

Edição: Elis Almeida