Panorama covid

Com poucos vacinados, Brasil registra 1.593 mortes por covid19 nas últimas 24 horas

Com curva ainda em ascensão, o país totaliza 512.735 mortes desde o início da pandemia, em março de 2020

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo o monitor Our World in Data, apenas 24,7 mil brasileiros estão totalmente imunizados, cerca de 11,7% da população.  - Parentingupstream / pixabay

O Brasil continua registrando mais de 1.500 mortes por dia devido à contaminação por covid19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.593 vítimas que não resistiram a doença. Com isso, o país totaliza 512.735 mortes ao todo, desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados são de hoje (26), publicados pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass)

Em relação ao número de contaminações, foram registrados 64.134 novos casos no último período. E ao todo,18.386.894 já foram contaminadas pelo vírus no país. A taxa de letalidade no período se manteve na média, com 2,8%. 

O número de vacinados segue em passos lentos. Segundo o monitor Our World in Data, apenas 24,7 mil brasileiros estão totalmente imunizados, cerca de 11,7% da população. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Isa Chedid