VULNERABILIDADE

Crianças indígenas têm o dobro de risco de morrer de covid-19 no Brasil

Pesquisadores da UFMG traçaram perfil de 11 mil meninas e meninos hospitalizados em razão da doença

|
Crianças e adolescentes indígenas apresentam ao menos o dobro de risco de morte por covid-19 em relação às de outras etnias no Brasil - De Olho nos Ruralistas

Crianças e adolescentes indígenas apresentam ao menos o dobro de risco de morte por covid-19 em relação às de outras etnias no Brasil. A conclusão é de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicado no dia 10 na revista The Lancet Child and Adolescent Health. Os pesquisadores traçaram o perfil de 82.055 meninas e meninos hospitalizados, dos quais 11.613 tiveram comprovação da doença.

Continua após publicidade

As informações foram extraídas do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe). Os dados são referentes ao período de 16 de fevereiro de 2020 a 09 de janeiro de 2021 e incluem internações em hospitais públicos e privados de todo o país.

Além da etnia, são fatores de risco a idade e a macrorregião geográfica de origem. A mortalidade foi maior entre menores de dois anos e em adolescentes (12 a 19 anos). Pacientes das regiões Nordeste e Norte tiveram maior risco de desfecho adverso, na comparação com os da região Sudeste.

Leia também: Câmara aprova projeto que ameaça futuro de indígenas em benefício de ruralistas

Outro aspecto observado foi o aumento progressivo da incidência de mortes com base no número de comorbidades, ou seja, doenças pré-existentes. Questões como vulnerabilidade social e acesso reduzido à saúde também pesaram para o pior prognóstico dos pacientes brasileiros na comparação com levantamentos feitos em outras partes do mundo.

Mais de 500 mil mortos por covid

O Brasil ultrapassou a marca de 505 mil mortes por covid-19, fruto da necropolítica de Jair Bolsonaro. Entre as vítimas estão ao menos nove crianças de 1 a 5 anos que morreram em janeiro nas comunidades Waputha e Kataroa, em Roraima, conforme o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi YY).

De Olho nos Ruralistas homenageia cada uma dessas vítimas. Mas clama por uma cultura da memória.

Assista ao vídeo

Faltam UTIS pediátricas

No grupo de pacientes com diagnóstico comprovado para o novo coronavírus, 886 (7,6%) morreram no hospital (em média seis dias após a admissão na unidade), 10.041 (86,5%) receberam alta, 369 (3,2%) estavam internados no momento da análise, e não havia informações sobre o desfecho em 317 casos (2,7%).

A probabilidade estimada de morte foi de 4,8% durante os primeiros 10 dias após a internação, 6,7% nos primeiros 20 dias e 8,1% ao fim do estudo.

Das crianças e dos adolescentes que foram a óbito, 214 (28,9%) eram brancos, 493 (66,5%) negros (pretos ou pardos, no critério utilizado), 8 (1,1%) asiáticos e 26 (3,5%) eram indígenas.

De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é 47,5% branca, 43,4% parda, 7,5% preta, 1,1% amarela e apenas 0,4% indígena.

Enquanto no Reino Unido a análise indicou mortalidade de 1% (todas com comorbidades), no estudo feito com dados do Brasil esse índice foi de 7,6%. Na avaliação dos pesquisadores, os poucos recursos disponíveis para a assistência à saúde, incluindo a pequena disponibilidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas, podem ter impactado o quadro.

A pesquisa foi financiada com recursos da Fapemig e do CNPq. Segundo a UFMG, nenhum outro levantamento sobre o tema valeu-se de uma população pediátrica tão grande.