Corrupção na vacina

Advogado da Precisa que assinou contrato da Covaxin fez campanha para Bolsonaro

Tulio Silveira é casado com ex-filiada ao PSL. No sábado, ele publicou mesmo trecho bíblico citado por Onyx Lorenzoni

Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Túlio Silveira é o representante legal da Precisa na negociação da vacina indiana Covaxin, da Bharat Biotech, com o Ministério da Saúde - Reprodução / Facebook Túlio Silveira

O advogado Túlio Belchior Mano da Silveira, da Precisa Medicamentos, fez campanha para o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

Ele é o representante legal da empresa na negociação da vacina indiana Covaxin, da Bharat Biotech, com o Ministério da Saúde. A operação é alvo de investigação da CPI da Pandemia.

Silveira e a mulher, Elaine Medeiros Mano da Silveira, são bolsonaristas de carteirinha. Ela foi filiada ao PSL, partido pelo qual o presidente se elegeu no pleito de 2018, até maio de 2020. Neste ano, nas redes sociais, os dois apoiaram o tratamento precoce contra covid e convocaram para atos pró-Bolsonaro.


Imagens de perfil publicadas por Túlio Silveira no Facebook / Reprodução/Facebook

No último sábado (26), Silveira foi às redes sociais e compartilhou exatamente o mesmo versículo citado pelo ministro Onyx Lorenzoni durante entrevista no Palácio do Planalto, concedida justamente para negar acusação de corrupção na negociação da Covaxin. Trata-se do Efésios 6:12, que evoca “forças espirituais do mal”.

“Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão”, diz o trecho bíblico.

:: Nova denúncia: governo Bolsonaro teria pedido propina para compra de AstraZeneca ::

Nesta segunda-feira (28), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber manteve a quebra de sigilo telefônico e telemático de Silveira. Ela rejeitou um pedido da OAB-DF (Ordem dos Advogados do Distrito Federal) pela suspensão da medida, autorizada pela CPI da Pandemia no Senado.

O Brasil de Fato tentou estabelecer contato com Túlio Silveira pelo número de celular disponibilizado em suas redes sociais. O advogado não respondeu às mensagens. Em um dos números, a conta no WhatsApp tem uma foto de Elaine no perfil. Ela também não retornou os contatos.

Túlio Silveira é nascido em Nhandeara, município no interior de São Paulo com pouco mais de 11 mil habitantes. Silveira concluiu a graduação em Direito nas Faculdades Integradas Toledo, de Araçatuba, em 2001. Em 2004, foi à Brasília cursar uma pós-graduação em Direito Público pela Universidade Católica de Brasília. Desde então, mora na capital federal. Em 2011, se casou com Elaine.

No LinkedIn, Túlio afirma que “atua, desde 2001, prestando serviços de assessoria e consultoria, administrativa e judicial, no ramo do direito administrativo, em especial nas licitações públicas, servidores públicos federais, estatutários e celetistas”.

O Portal da Transparência do governo federal aponta que, de 2014 a 2016, ele prestou serviços de consultoria para a Escola Nacional de Adminsitração Pública (Enap), vinculada ao Executivo.

Segundo os dados disponibilizados, ele recebeu cerca de R$ 33 mil trabalhando para o órgão. Em suas redes sociais, diz que trabalha para o órgão desde 2004. O Brasil de Fato consultou a instituição para confirmar as informações, mas não obteve retorno.

Sua esposa, Elaine Medeiros Mano da Silveira, se desfiliou do PSL em maio de 2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela integrava os quadros da sigla no processo eleitoral de 2018. Na ocasião, o então deputado federal Jair Bolsonaro teve mais de 50 milhões de votos e foi eleito presidente da República.


Imagens de perfil publicadas por Elaine Medeiros no Facebook / Reprodução/Facebook

Edição: Leandro Melito