O Rio Grande do Sul registrou 99 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (1º). Com isso, já são 31.497 vítimas fatais por conta da doença no estado.
Foram notificados hoje 3.918 novos casos da doença, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para 1.219.231 pessoas.
De acordo com a pasta, Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 18 óbitos, seguida de Canoas e Pelotas (5), São Leopoldo e Rio Grande (4). Outras diversas cidades registraram de um a três óbitos.
Dos 497 municípios gaúchos, somente cinco não têm registro de vítimas fatais. São eles Pedras Altas, Novo Tiradentes, André da Rocha, Benjamin Constant do Sul e Guabiju.
Ocupação das UTIs em alerta
A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul segue em patamar de alerta, com ocupação em 82,5%, conforme dados da SES atualizados às 18h desta quinta-feira. São 2.810 pacientes em 3.407 leitos de UTIs. Dos pacientes internados, 1.592 (56,7%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 122 (4,3%) estão sob suspeita.
Os leitos de UTI da rede privada ainda estão sob alerta, registrando 95,4% de ocupação. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 78%. Dos 2.531 leitos SUS em operação, 1.974 estavam ocupados.
Ocupação dos leitos na Capital
Também em nível de alerta, a ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registrou a marca de 82,37%. Um hospital ultrapassou sua capacidade e dois estão com ocupação máxima, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.
Dos 757 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 309 têm covid-19 confirmada. Além disso, 15 têm suspeita da doença e oito positivados aguardam na emergência por leitos.
País tem mais de 520 mil vítimas fatais
O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (1º), 2.029 óbitos e 65.163 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 520.095 mortes e 18.622.304 contaminados pelo novo coronavírus.
De acordo com o Conass, o RS é o quarto estado brasileiro em número de infectados e também o quarto em relação a vítimas fatais.
O que é coronavírus?
É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar a quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Como tirar dúvidas?
A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 – Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.