Paraná

Covid-19

Curitiba aprova criação de cadastro para "xepa da vacina"

Aprovada em regime de urgência, a proposta de lei segue para a sanção do Executivo

Curitiba (PR) |
Conforme o texto, chamamento será permitido “quando da urgência do vencimento do imunizante ou do não comparecimento daqueles que estavam agendados” - Foto: Giorgia Prates

Em sessão plenária na quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ratificou projeto para instituir cadastro de interessados na lista de espera da chamada xepa da vacinação – as sobras diárias de imunizantes contra a Covid-19. De iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), a proposta foi confirmada em segundo turno unânime, durante votação simbólica. Se sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Conforme o laboratório responsável pela fabricação, os frascos têm diferentes números de doses e prazos de validade. O projeto de lei determina que poderiam se candidatar à xepa cidadãos a partir dos 18 anos de idade. Havendo doses remanescentes, cujo prazo de validade esteja próximo do vencimento ou pessoas que não tenham comparecido ao agendamento, o acionamento da lista de espera seria feito por telefone, por servidor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A regulamentação do cadastro caberia à Prefeitura de Curitiba.

O autor do projeto reforçou que a regulamentação da xepa “é um projeto muito mais organizacional”, que não trará grande ampliação do volume de vacinas ofertadas à população. “A xepa está relacionada à organização dos pontos de vacina. Quanto mais organizada estiver, menor será a xepa”, declarou Barros.

“Outros municípios já estão vacinando com esta xepa, então consideramos muito importante que isso seja feito em Curitiba”, observou a segunda oradora, Carol Dartora (PT). A vereadora fez críticas à gestão da pandemia pelos governos federal e municipal, expandindo o debate sobre a xepa. “Se esta Câmara de Vereadores tem que propor projeto para que a Secretaria Municipal da Saúde utilize as xepas da vacina, isso demonstra que esse Plano [Municipal de Imunização] não está sendo eficaz”, afirmou.

*Com informações da assessoria de comunicação da Câmara de Curitiba

Edição: Lia Bianchini