Formação

"Ninguém regula a América": guerras híbridas são tema de curso online gratuito

Aulas começam no próximo dia 7 e debatem os tentáculos estadunidenses na America Latina

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Encontros debaterão as diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina, inclusive os últimos golpes no continente
Encontros debaterão as diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina, inclusive os últimos golpes no continente - RONALDO SCHEMIDT / AFP

A partir desta quarta-feira (7), a Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo promovem o curso online Ninguém regula a América - guerras híbridas e intervenções estadunidenses na América Latina. São três semanas de aulas totalmente gratuitas, com encontros também em 14 e 21 de julho.

Baseados no livro homônimo, os encontros fazem parte do projeto Curso Emergências e debaterão as diversas formas de intervenção dos Estados Unidos na América Latina, inclusive os últimos golpes no continente, e particularmente, no Brasil. 

As aulas terão participação da autora e do autor do livro, Ana Penido e Miguel Stédile, com transmissão pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo e pelo Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) 

Ana é cientista social e doutora em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp – Unicamp – PUC-SP), pesquisadora do Instituto Tricontinental e do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (Gedes).

Miguel é historiador, doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro da coordenação do Instituto de Educação Josué de Castro e integrante do Front Instituto de Estudos Contemporâneos.

O que é imperialismo? Pesquisadoras explicam o que esse debate tem a ver com sua vida

Também haverá participações especiais de João Carvalho, autor podcaster e co-criador dos podcasts Decrépitos e Revolushow e Monica Bruckmann, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora de pesquisa da Cátedra e Rede da Unesco/Universidade das Nações Unidas sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável. 

Sobre o Curso Emergências

A série de formação está no segundo módulo de um total de seis. Cada um deles vai discutir tópicos relativos às obras da Coleção Emergências - livros publicados pela editora em parceria com a fundação.

Saiba mais sobre o primeiro módulo: Curso de graça sobre região amazônica começa em 1º de junho pela internet

A série teve início em 2019 e tem a proposta de discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação comerciais. Além disso, para cada módulo, serão disponibilizadas três aulas, que vão ocorrer semanalmente ao longo do mês.

Serviço 

Curso: Ninguém regula a América 

Datas: 7,14 e 21 de julho 

Horário: 19h30 

Quanto: Gratuito 

Onde: Transmissão pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo e pelo Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) 

Edição: Vivian Virissimo