PESQUISA NACIONAL

Pesquisadores da UFRJ desenvolvem teste de covid com resultado em uma hora e custo de R$ 30

Exame identifica pedaços de RNA do coronavírus e tem eficácia de 100% na comparação com o PCR tradicional

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Vacina, teste, laboratório
O exame pode ser realizado em locais com pouca infraestrutura  e tem indicação especialmente para as crianças, que geralmente tem dificuldade para realizarem o teste de PCR - Créditos da foto: reprodução

Um novo teste rápido e com baixo custo para detecção do SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O exame é feito a partir de amostra da saliva e secreção nasal e seu resultado sai em menos de uma hora com o custo de apenas R$ 30.

Leia também: Mesmo com a covid-19 em queda, especialistas criticam "libera geral"

Chamado de Lamp-COVID-19, o teste foi elaborado por pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e do campus de Duque de Caxias da UFRJ, na Baixada Fluminense. Ele identifica pedaços de RNA do coronavírus e tem eficácia de 100% na comparação com o PCR tradicional, de acordo com os cientistas.

O exame pode ser realizado em locais com pouca infraestrutura e tem indicação especialmente para as crianças, que geralmente apresentam dificuldade para realizarem o teste de PCR. O resultado é apresentado de forma colorimétrica, ou seja, a partir da cor exibida pelo material: se ficar rosa, é negativo, se ficar amarela, é positivo. 

Agora, a equipe responsável pelo desenvolvimento da inovação, formada por duas professoras e cinco estudantes, pretende enviar os kits de diagnóstico ao Sistema Único de Saúde (SUS) para serem amplamente distribuídos. O grupo busca parceiros para iniciar a produção em massa.  

“Queremos muito tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala e distribuir nossa produção”, contou a pesquisadora e professora da UFRJ, Mônica Lomeli.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse