RETIRADA DE DIREITOS

PB: servidores de Pedras de Fogo protestam contra projeto para aumentar tempo de aposentadoria

Trabalhadores protestaram, nesta sexta (16), em frente à Câmara municipal e prometem nova manifestação na quarta-feira

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Manifestação em frente à Câmara de Pedras de Fogo (PB) - Reprodução

O prefeito do município de Pedras de Fogo (PB), Manoel Júnior (Solidariedade), enviou para a Câmara de Vereadores da cidade um projeto de reestruturação do regime de previdência que aumenta a idade de aposentadoria dos servidores.

Continua após publicidade

Para barrar o projeto, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintrams) PB organizou uma manifestação, em frente à casa legislativa, na manhã desta sexta-feira (16), denunciando o risco das mudanças na legislação para os trabalhadores.


Manifestação contra retirada de direitos trabalhistas em Pedras de Fogo. / Reprodução

"Estamos aqui tentando barrar esse projeto que tem o objetivo de adequar a PEC 103, aprovada no Congresso, que aumenta a [o tempo necessário] para a aposentadoria. O servidor passar de se aposentar com 55 anos para se aposentar com 62. É um retrocesso", explicou Tião Santos, presidente da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba.


Manifestação contra retirada de direitos trabalhistas em Pedras de Fogo. / Reprodução

Neste sábado (17), vai ser realizada uma assembleia dos servidores municipais de Pedras de Fogo para organizar uma nova manifestação, na próxima quarta-feira (21), em frente à Câmara dos Vereadores na tentativa de barrar a aprovação do projeto.

Além disso, o prefeito Manoel Júnior também enviou outro projeto que retira o quinquênio dos professores, no qual a cada cinco anos, os docentes têm 5% de reajuste do salário, portanto, são dois projetos de retiradas de direitos para os servidores municipais de Pedras de Fogo.


Protesto na cidade de Pedras de Fogo. / Reprodução

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa