NÃO AO VENENO

Nova Santa Rita (RS) vota projeto de lei que pode regular pulverização aérea de agrotóxicos

Camponeses buscam proteção aos territórios produtivos sensíveis e agroecológicos para conter o impacto dos agrotóxicos

Produções agroecológicas de assentamentos do MST em Nova Santa Rita (RS) foram prejudicadas por deriva de agrotóxico - Foto:Maiara Rauber

Nesta terça-feira (20), o projeto de lei contra o uso indevido de pulverização aérea em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, vai a votação. A proposta foi montada pelo poder executivo do município depois de pequenos agricultores terem sofrido, em novembro de 2020, perdas drásticas de suas produções após uma deriva de agrotóxicos.

Continua após publicidade

:: Artigo | Conheça a lei Zé Maria do Tomé que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos ::

A lei propõe alguns pontos a serem regulamentados e seguidos pelas viações para conter o impacto dos agrotóxicos nas produções agroecológicas e sensíveis. 

Está previsto, por exemplo, o estabelecimento de um perímetro de exclusão, que proíbe o uso de aviação agrícola nos assentamentos de Nova Santa Rita e pequenos agricultores da região. Também ficam estabelecidos no projeto de lei critérios de uso do voo: temperatura, velocidade do vento, aparelho GPS, entre outros;

::“Assim como o coronavírus, o agrotóxico adoece e mata”, alerta imunologista::

O projeto também prevê multa caso no caso de descumprimento da lei no valor está entre 70 mil reais ou mais, pois também se caracteriza como crime ambiental. Ainda estabelece a necessidade de um comunicado de voo com antecedência de 24 horas antes do mesmo e receituário agronômico, identificando o tipo de agrotóxico que será lançado.

A votação ocorre nesta terça-feira, a partir das 17 horas, na sessão da Câmara de Vereadores. O local contará com uma concentração de assentados e pequenos produtores, que acompanharão todo o processo, respeitando as medidas sanitárias da pandemia. Além disso, o público poderá assistir pela transmissão ao vivo no Facebook da Câmara de Vereadores, acessando AQUI.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Página do MST