Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

últimas notícias

Vacinação no RJ: Duque de Caxias suspende a aplicação da primeira dose por falta de estoque

Cidade da Baixada foi uma das que aderiu à redução do intervalo entre doses da AstraZeneca após governo do RJ autorizar

20.jul.2021 às 11h05
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Na capital, a prefeitura prevê imunizar toda a população adulta com 18 anos ou mais até 18 de agosto - Prefeitura do Rio

Na Baixada Fluminense, o município de Duque de Caxias teve que fazer uma nova pausa na aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em seus moradores. Isso porque o estoque de imunizantes acabou nesta terça-feira (20), um dia depois de o município retomar a vacinação por idade, atingindo moradores com 35 e 34 anos.

Leia mais: Com 76,2% dos casos, Rio de Janeiro é o estado com maior número de registros da variante Delta

Para a primeira dose, só está mantida a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes com mais de 18 anos de idade. As mulheres elegíveis devem levar documento com foto, comprovante de residência e laudo médico.

Já para a segunda dose, o município vacina trabalhadores da rede privada de educação que receberam a primeira dose em 4 de maio.

Na última semana, após o estado do Rio de Janeiro autorizar a antecipação da segunda dose da AstraZeneca para 8 semanas, ao invés de 12 semanas, Duque de Caxias foi uma das cidades que anunciou a adesão à medida e reduziu o intervalo. As aplicações antecipadas começaram na última quarta-feira (14), segundo divulgou a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade.

Leia também: Vacinação de adolescentes e 2ª dose antecipada: temas importantes seguem sem unidade no Brasil

Após o anúncio da autorização da antecipação pelo governo estadual, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por produzir a vacina da AstraZeneca no Brasil, divulgou nota técnica defendendo a manutenção do prazo de 12 semanas. 

Segundo a Fiocruz, a manutenção do regime ocorre porque a fundação e o laboratório anglo-sueco AstraZeneca consideram "dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose e a produção de uma resposta imunológica ainda mais robusta quando aplicado o intervalo maior".

O comunicado destaca ainda que o regime de 12 semanas "permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um número maior de pessoas". 

A Fiocruz destacou ainda que uma pesquisa da agência de saúde do governo do Reino Unido, publicada em junho, mostrou que o imunizante apresentou 71% de efetividade após a primeira dose e 92% depois da segunda, para hospitalizações e casos graves.

Na capital

A Prefeitura do Rio imuniza nesta semana os moradores que pertencem a faixa dos 35 anos. O município prevê imunizar toda a população adulta até 18 de agosto, segundo o calendário divulgado pelo prefeito Eduardo Paes na última quinta-feira (15), durante uma transmissão ao vivo na página da prefeitura.

Até o final do mês, o município vacina pessoas com 33 anos ou mais. Em agosto será a vez dos moradores de 32 a 18 anos.

A previsão ainda é de que adolescentes de 12 a 18 anos sejam vacinados entre 28 de agosto e 10 de setembro. Também está sendo estudado um cronograma para a terceira dose em idosos, se necessário, entre outubro e dezembro deste ano.

Na última semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, usou a palavra ganância para se referir a países que já pensam no reforço da vacina, quando ainda há escassez de imunizantes no mundo.

Leia mais: Terceira dose de vacina contra covid-19 será realmente necessária?

Além disso, ainda não há comprovação científica sobre a necessidade de mais uma aplicação, além das duas já estabelecidas. Os laboratórios BioNTech e Pfizer confirmaram os estudos para avaliar a possibilidade, frente ao crescimento de variantes, mas nada foi definido.

Editado por: Mariana Pitasse
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mostra Ayabá

‘Ninguém mais vai ficar escondido’, celebra cineasta negra que exibe no RJ filme engavetado por 42 anos

direitos

Redes da Maré faz trabalho pioneiro e referência na redução de danos no uso de drogas no RJ

sem cessar-fogo

Primeiras negociações diretas desde 2022 entre Rússia e Ucrânia terminam sem grandes resultados para a paz

CONTENÇÃO

Projeto de lei visa impedir que operações policiais usem escolas e unidade de saúde como plataformas de tiro

Maikelys de volta

Criança separada dos pais nos EUA volta à Venezuela; marcha em Caracas celebra retorno

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.