Rio de Janeiro

Imunização

Vacinação em massa: moradores da Maré cadastrados até esta sexta (23) participam de estudo

Aplicação da primeira dose acontece entre quinta (29) e sábado (31) para moradores com 18 anos ou mais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A pesquisa vai acompanhar a ocorrência de eventos adversos nos imunizados, a transmissão e circulação de diferentes variantes no Complexo da Maré - Tânia Rego/ Agência Brasil

No Complexo da Maré, zona Norte do Rio de Janeiro, os moradores que estiverem cadastrados nas unidades de saúde até esta sexta-feira (23) e que ainda não foram vacinados serão chamados para receber a primeira dose do imunizante entre quinta-feira (29) e sábado (31).

A medida de vacinação em massa da população da Maré integra uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Prefeitura do Rio e a ONG Redes da Maré, conforme noticiado pelo Brasil de Fato na última quinta-feira (22). 

Leia também: Fiocruz faz estudo inédito para monitorar eficácia da vacina em moradores da Maré

O estudo tem como objetivo acompanhar os participantes durante seis meses para monitorar os efeitos da imunização em larga escala na comunidade. Com isso, é possível avaliar a efetividade da vacina a partir da medição de anticorpos e da verificação da taxa de proteção direta e indireta. 

A pesquisa vai acompanhar ainda a ocorrência de eventos adversos nos imunizados, a transmissão e circulação de diferentes variantes, e a dinâmica epidemiológica do coronavírus na região.

Na divisão por idade, a vacinação vai acontecer na quinta (29), para pessoas com faixa de idade entre 25 e 33 anos. Na sexta (30), é a vez dos moradores entre 18 e 24 anos. Já no sábado (31), as doses serão destinadas às pessoas com 18 anos ou mais.

O atendimento nos três dias será das 8h às 17h, em 121 pontos da comunidade, como em clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, escolas e na Vila Olímpica da Maré.

Edição: Mariana Pitasse