Feminismo

Movimento de mulheres ocupa espaços no ABC Paulista para acolhimento a vítimas de violência

Jornal Brasil Atual também traz um resumo dos atos Fora Bolsonaro do último sábado (24), no Brasil e mais 15 países

Ouça o áudio:

Uma das casas de acolhimento, abertas pelo Movimento de Mulheres Olga Benario - Movimento de Mulheres Olga Benario

Na manhã do último domingo (25), data em que comemora-se o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, centenas de mulheres, organizadas pelo Movimento de Mulheres Olga Benario, ocuparam dois imóveis. Segundo o movimento, os espaços abrigarão duas casas: uma de referência para atendimento e aconselhamento, e a outra para acolhimento de mulheres em situação de violência.

Ambos locais descumpriam há anos a lei da função social da propriedade, e já estão em funcionamento recebendo mulheres de bairros das cidades de Santo André e Mauá, na região do ABC Paulista.

Integrante do Grupo Olga Benário e coordenadora da ocupação Carolina Maria de Jesus, na cidade de Santo André, Laura Santana ressalta o aumento de violência contra as mulheres e diz que a ocupação é um símbolo de lutas: "Estamos vendo a violência contra a mulher aumentando muito, principalmente na cidade de Santo André. Então esse imóvel estava abandonado há mais de 10 anos, com dívida de IPTU, sem cumprir uma função social, e nós demos vida, demos uma função, e batizamos com o nome de Carolina Maria de Jesus, então além de tudo, a ocupação é um símbolo de luta das mulheres".  

Após a ocupação do imóvel em Santo André, as mulheres receberam a visita e solidariedade de Sol Massari, representante do Grupo Tortura Nunca Mais.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a cada 3 horas uma mulher precisa de medida protetiva de urgência, pois corre risco de morte ou risco à integridade física. 

*Com informações de Cosmo Silva

Confira a reportagem e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos