Rio Grande do Sul

Debate online

Especialistas dão aula sobre o neofascismo e sua atuação no Brasil atual

"O fascismo contemporâneo e as novas direitas no Brasil" foi tema do debate apresentado na terça (28) pela TV Grabois

Brasil de Fato| Porto Alegre |
Live foi iniciativa do núcleo Região Central da FMG/RS - Reprodução

Numa iniciativa do Núcleo Região Central da Fundação Maurício Grabois / seção Rio Grande do Sul, foi realizado o debate "O fascismo contemporâneo e as novas direitas no Brasil”, às 19h de quarta-feira (28). A live, apresentada pela TV Grabois, o Brasil de Fato RS e a Rede Soberania, teve a condução da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciana Montemezzo, e a participação dos professores Odilon Caldeira Neto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fábio Palácio de Azevedo, da Universidade Federal do Maranhão e FMG/MA, e Diorge Konrad, da UFSM.

Os conceitos neofascismo, fascismo histórico e as atividades dos grupos bolsonaristas foram os focos do debate que se prolongou durante duas horas e dez minutos e teve a audiência de cerca de 400 internautas. Odilon Caldeira Neto falou sobre os conceitos científicos de fascismo. Palácio centrou sua exposição na comparação entre as ações dos fascistas italianos, a crise de 1929 e a ascensão do neofascismo depois da crise capitalista de 2008. Diorge Konrad falou sobre os grupos apoiadores de Jair Bolsonaro desde as elites da direita até os trabalhadores encantados com a figura mitológica criada pelos ideólogos do neofascismo, baseados nas ações de Steve Bannon e do pseudofilósofo Olavo de Carvalho.

Assista ao debate na íntegra:

Na próxima terça-feira (3), às 19h, acontecerá na TV Grabois o debate "O papel da indústria em um novo projeto de desenvolvimento", com a participação dos economistas Eduardo da Costa Pinto e Sérgio Aloisio Barroso e da economista Maria de Lourdes Mollo, tendo como moderadora Abigail Pereira. O evento será transmitido simultaneamente pela Rede Soberania, pelo Brasil de Fato RS, pelo coletivo Pão com Ovo e pelo site Esquina Democrática.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira