Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Diálogo

Lula sugere negociação entre Cuba e Estados Unidos pelo fim do embargo

Sem o bloqueio, Cuba "poderia ser uma Noruega, uma Holanda, uma Suíça. Tem um povo extremamente qualificado", disse Lula

29.jul.2021 às 13h57
Tiago Pereira
|Rede Brasil Atual

O ex-presidente Lula é o líder nas pesquisas após recuperar seus direitos políticos - Ricardo Stuckert

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de uma mesa de negociação entre Cuba e os Estados Unidos. Ele disse que o povo cubano tem o direito de se manifestar, e que o governo tem obrigação de conversas com o povo.

“O povo cubano tem direito de ir para as ruas, tem direito de pedir liberdade, de pedir mais comida na mesa e mais energia”, disse Lula, em entrevista ao Canal Once, do México, transmitida pela TVT nesta quarta-feira (28). “O que a gente não pode é permitir a ingerência de um país sobre o outro”, acrescentou. A segunda parte da entrevista vai ao ar na próxima semana.

O objetivo das negociações seria pôr fim ao embargo econômico dos Estados Unidos contra a ilha, que dura quase seis décadas. “Temos que entender 60 anos de bloqueio. É muito ódio acumulado dos cubanos de Miami contra os cubanos de Cuba. Se não tivesse o bloqueio, Cuba poderia ser uma Noruega, uma Holanda, uma Suíça. Porque tem um povo extremamente qualificado.”

No entanto, em vez de insuflar os protestos e anunciar novas restrições contra Cuba, Lula afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, devia ter suspendido as 246 medidas coercitivas tomadas pelo seu antecessor, Donald Trump, contra a ilha. Lula declarou ser um “fã” da Revolução Cubana, mas também defendeu o aprimoramento da sua democracia.

“Joga fora o ódio que está acumulado há 60 anos, e chama o governo cubano para uma conversa”, recomendou Lula a Biden. “Vamos tentar uma solução negociada. E ver o que pode ser feito para tirar o embargo, e como pode ser aprimorada a democracia cubana”.

Nicarágua

Mais democracia também é a solução de Lula para as crescentes tensões entre o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e setores da oposição. “Se pudesse dar um conselho a Ortega, ou a qualquer outro presidente da região: não abram mão da democracia. Não abra mão de defender a liberdade de imprensa, de expressão.”

Para o ex-presidente, a democracia “é uma beleza”, porque permite a alternância de poder. “Às vezes a sociedade elege uma pessoa pior, uma pessoa melhor. Não tem problema. São erros que a sociedade pode cometer, mas somente ela que pode garantir o exercício livre e pleno da democracia.”

Relação Brasil – México

Lula também advogou uma maior integração entre o México e os demais países latino-americanos, incluindo o Brasil. Ele disse que a cooperação entre os países da região é importante para fazer frente à dominação dos Estados Unidos no continente. E também para melhorar as condições de negociação com outros blocos, como a União Europeia, e potências, como a China.

“Se a gente agir enquanto bloco, estabelecendo uma parceria, sem que haja hegemonia de um país sobre outro, podemos criar um bloco extraordinário, economicamente forte, de mais de 400 milhões de seres humanos. Não quero transformar os Estados Unidos em inimigo, nem romper relações. E acho que o México também não. O que queremos é criar alternativas, para que a gente não termine o século 21 igual terminamos o século 20.”

Bolsonaro genocida

Nesse sentido, Lula também defendeu o aprofundamento do intercâmbio econômico, tecnológico e educacional entre brasileiros e mexicanos. Inclusive contornando a dependência do dólar nas relações comerciais entre os dois países. Contudo, Lula afirmou que essa aproximação, no momento, é mais difícil, por conta da atuação do atual presidente, Jair Bolsonaro.

“Enquanto temos um bom presidente no México, que é o (Andrés Manuel) Lopez Obrador, não temos um bom presidente no Brasil. Na verdade, temos governando o Brasil um genocida. Um cidadão que não gosta de trabalhador, que não gosta de mulher, de negro, de índio, que não gosta de pobre. Que não acredita no coronavírus, que não acredita na vacina. É um cidadão que despreza aquilo que todos os seres humanos presam.”

Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
Tags: cubaentrevistalula
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Evento simultâneo

Governo lança programa para ampliar especialidades médicas e agilizar diagnósticos no SUS

NEGLIGÊNCIA

Três pessoas em situação de rua morrem de frio no Rio Grande do Sul

SEM RETROCESSOS

Ato contra ‘PL da Devastação’ e em defesa do meio ambiente acontece neste domingo (1),  em BH

Vitória

Após 8 anos, atingidos por barragens da Chapada Diamantina (BA) conquistam direito à Assessoria Técnica Independente

Pacote da Destruição

Protesto contra PL da Devastação dá início à Semana do Meio Ambiente na capital gaúcha

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.