COMBATE AO RACISMO

PB: mulheres negras lançam dossiê sobre condições de vida durante pandemia

O dossiê foi construído por 16 profissionais da Educação, ativistas e estudiosas do campo da epistemologia da negritude

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
O documento vai contribuir para que as autoridades pensem políticas públicas abrangentes - Comunicação do MAB

A Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, com o apoio do Fundo para Equidade Racial (Baobá), lança nesta sexta-feira (30), de forma online, o Dossiê Temático: Mulheres Negras da Paraíba no Contexto da Pandemia da Covid-19. O evento ocorre no horário de 19h às 21h, através da plataforma Zoom.

O dossiê temático, em formato de e-book, foi construído por dezesseis profissionais da Educação, ativistas e estudiosas do campo da epistemologia da negritude, especificamente na área da mulher negra, e tem como objetivo, produzir e difundir informações sobre as condições das mulheres negras na Paraíba considerando o contexto da pandemia da covid-19.

O dossiê foi construído na perspectiva de combate ao racismo, estimulando diferentes setores do estado da Paraíba a comprometer-se com a pauta racial, na construção de políticas públicas.

::A profundidade da crise na vida das mulheres negras::

Durvalina Rodrigues, da Abayomi, considera de grande importância o encontro da noite para a apresentação do dossiê. “É um momento de reflexão sobre a problematização do atual contexto pandêmico e a situação da mulher negra em nosso estado”, destaca a ativista.

“É um documento que vai contribuir para as autoridades pensarem as políticas públicas abrangentes que de fato venham colaborar com mudanças na vida dessas mulheres. O dossiê foi produzido com artigos de mulheres negras da Paraíba que contaram suas histórias. Além das experiências trazidas por elas, tem a parte das mulheres ativistas que estudam sobre a temática e trazem suas reflexões e provocativas diante do atual contexto pandêmico e todos os seus atravessamentos na vida destas mulheres”, acrescenta Durvalina.

O dossiê, idealizado e realizado pela Coletiva Abayomi, é a última ação do projeto financiado pelo Fundo Baobá, intitulado Buyìn Dudu – Movimentando as Estruturas Contra o Racismo na Paraíba. O projeto foi iniciado em 2020, sofreu uma série de modificações para se enquadrar às exigências do contexto da pandemia do coronavírus.

Presenças

Confirmaram presença as autoras, a colaboradora, vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivonildes Fonseca e a representante da Baobá, Fernanda Lopes; movimentos sociais e de mulheres negras, além de autoridades do Estado da Paraíba. A presença é confirmada através do preenchimento de um formulário que dará acesso à sala 15 minutos antes do início do evento.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa